Dicas de como guardar e conservar o chocolate no calor

No nosso dia a dia acompanhamos oscilações de clima muito grandes, e muitas pessoas acabam se perguntando sobre como guardar o chocolate para que não estrague com o calor, sobre as medidas certas, afinal ninguém quer jogar fora um doce tão gostoso não é mesmo?

O chocolate derrete por conta da sua manteiga de cacau, que é uma gordura natural do cacau e que é a única gordura que derrete a 34º, ou seja, ela derrete em contato com o corpo humano que possui um temperatura por volta de 36º, e é por isso que ele derrete perfeitamente na boca, e também derrete na mão e quando a temperatura está muito alta.

É importante que todos entendam que o chocolate sempre vai derreter, pois se ele tivesse outro tipo de gordura ele não derreteria na boca como de costume, e o gosto seria semente ao gosto de cera que não derrete nada na boca, nada agradável não é mesmo? Por isso é preciso encontrar um local ideal para armazenar chocolates, deixando-os sempre na embalagem original, em local fresco, seco e separado de outros alimentos e produtos químicos.


Para a caixa de bombom é importante conservar também na mesma caixa, porém longe de umidade e calor excessivo. Você também pode guardar em uma gaveta, armário ou alguma caixa diferente que não tenha cheiro. É importante ressaltar também que os chocolates com recheios cremosos são ainda mais sensíveis, pois muitos destes recheios levam creme de leite, por isso é importante seguir à risca o prazo de validade, além de protegê-los corretamente, se você compra ou faz trufas não deixe de se atentar a isso também.

Com a páscoa chegando e os ovos de páscoa ganhando lugar na cozinha de todos, as pessoas já pensam em guardar tudo na geladeira para o ovo não perder sua forma, mas na verdade isso não é o mais certo, pois as baixas temperaturas fazem com que a gordura se desprenda e vá para a superfície do chocolate, isso acaba modificando totalmente a aparência e textura do chocolate, mas não tanto o sabor. Para conseguir recuperar, é preciso passar novamente o chocolate pelo processo que se chama temperagem, assim é possível recuperar o chocolate com as mesmas características.

O sugar bloom é causado pela umidade, ou seja a água contida no ar, pois o açúcar do chocolate em contato com água é dissolvido e quando a água seca, os cristais de açúcar aparecem na superfície do chocolate, como um granuladinho. Esse é um defeito que não tem como “consertar”.

Tanto fat bloom quanto sugar bloom afetam a aparência e textura do chocolate, mas não estragam o produto, portanto ele pode ser consumido (desde que dentro da validade, claro).

Se na sua região estiver muito quente e não ter mais saída, a geladeira será sua salvação sim, porém, não coloque o chocolate sem proteção nenhuma, e opte por armazenar na gaveta da geladeira, pois assim o chocolate não pega gosto e cheiro de nada na geladeira.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia.

Share:

0 comentários