A forma mais prazerosa de degustar chocolate

O chocolate é aquele doce que salva os dias estressantes e bem agitados, ele ajuda a acalma e proporciona uma sensação de felicidade muito grande, mas tem gente que leva isso a sério, fazendo degustação para perceber aromas, texturas e sabores que vão muito além do que simplesmente comer chocolate.

Acredite, já foram identificados mais de 400 nota de sabor diferentes em chocolates, incrível não é mesmo? Isso acontece porque o chocolate é feito de cacau, que tem seus aromas e sabores influenciados pela variedade de cacau, pelo clima, pela região onde foi cultivado e toda vegetação ao redor, sem contar no processo de fabricação que influencia e muito também nos gostos diferentes.



A textura do chocolate também tem um papel bem importante na sensação que o chocolate vai proporcionar para quem está saboreando. Essa característica do chocolate é influenciada pela quantidade de manteiga de cacau presente no chocolate, pelo tamanho das partículas depois que o cacau é moído e pela presença de outros ingredientes como o leite.

Se você não consegue identificar várias nuances de sabor em um só pedaço de chocolate, não se preocupe com isso, o que realmente importa é ter uma experiência sensorial deliciosa e se divertir, não precisa ser algo totalmente formal e sério, só precisa ser divertido e saboroso.

A aparência no alimento é o primeiro contato com o chocolate, afinal primeiro olhamos e nos interessamos para depois aproveitar e degustar o doce. Observe o brilho, na cor que pode ser mais escura, clara, avermelhada e também no acabamento. Analise eventuais defeitos como manchas ou bolhas. Alguns tipos de manchas se devem ao armazenamento incorreto, outras por erros na produção, na etapa de temperagem. Quanto menos defeitos e mais brilho, melhor o chocolate.

O som também é algo muito importante na hora de degustar o chocolate, aquele famoso som "Snap" que ao quebrar um pedaço do chocolate é possível ouvir. Um chocolate bem temperado tem um som forte, claro e firme, como um “pec”, sinal que a cristalização da estrutura ocorreu perfeitamente, o que impacta positivamente no derretimento dele na boca. Ele não deve dobrar ou esfarelar.

O aroma também é muito importante, mas com alguns chocolates nem é preciso fazer isso, o aroma se espalha facilmente ao abrir a embalagem, mas mesmo assim cheire do mesmo jeito. Outros não desprendem o aroma tão facilmente. Neste caso, pressione o pedaço entre os dedos por alguns segundos e, com o calor do corpo, o aroma aparece. Repare quais aromas você percebe. O aroma é uma parte importante da degustação pois afeta totalmente o sabor. Sabe quando um resfriado te impede de sentir o sabor dos alimentos? É porque você não sente o cheiro e acaba não sentindo o gosto.

A textura também é um fator importante que interfere diretamente na sensação que o chocolate passa. Nos dedos é possível ter a primeira impressão de como vai ser a textura, assim coloque o pedaço de chocolate na boca e deixe de derreter sem morder. É preciso reparar se ele irá derreter uniformemente, se é rápido ou lento, ou mesmo se não derreto e só quebra. Perceba se a textura é macia ou áspera, se é oleosa ou seca como giz. Pense em como a descreveria.

Repare também nos sabores do chocolate que se espalhou na boca. Para facilitar essa degustação, experimente tampar o nariz logo que colocar o chocolate na boca, espere derreter um pouco e deixe o ar entrar de uma vez. Assim você consegue sentir melhor o aroma eo sabor. Procure distinguir as notas entre o início, meio e fim da degustação, ou seja, o sabor residual que fica quando o chocolate acaba. Você pode perceber nuances de frutas, de nozes, de especiarias, entre outros.

Viu só como pode fazer uma boa degustação? Aproveite para degustar ovos de chocolate, já que a páscoa está chegando, e aproveite para descobrir sensações novas. Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas incríveis para o seu dia a dia, dicas saborosas que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Share:

0 comentários