Conheça o processo de fabricação do Queijo Gruyere

Os queijos estão nos acompanhando durante muito tempo. Porém é possível encontrar os mais diversos queijos com diversos sabores e modo de fabricação. Mas sempre tem aquele que consegue se destacar e ser um ícone em vendas, um deles é o queijo Gruyere, que é um queijo totalmente artesanal.

O queijo gruyere surgiu a partir da necessidade de conservar o leite, tendo em vista que naquela época não existia meios de conservação como a geladeira. A receita desse queijo é muito antiga, porém, depois de 900 anos que ela já existia esse queijo recebeu o seu nome e então nunca mais mudou.

A fabricação desse queijo é feita a partir do leite de vaca cru, sem a adição de nenhum conservante. A fabricação desse queijo passa por uma análise muito rigorosa, as vacas que produzem o leite possuem uma alimentação controlada, elas podem comer somente coisas naturais, sem nada que tenha componente químico. Todos esses cuidados vão garantir um leite de alta qualidade para a produção, que necessita de doze litros de leite para cada kg de queijo.


Quando está em produção o primeiro passo é a fermentação do leite, onde é adicionado um produto natural que vem do estomago de bezerro para auxiliar mais ainda. Em seguida, é acrescentado o coalho, que possui enzimas que ajudam a talhar o leite. E então é feito o corte da coalhada, deixando em uma temperatura de 56 grais até se formar em queijo. É um processo delicado e cuidadoso, e o segredo dos queijos está somente nas mães de quem faz a fabricação.

A produção do queijo Gruyère consiste primeiro na fermentação do leite, onde é adicionado um produto natural que vem do estomago do bezerro para ajudar. Na sequencia, é acrescentado o coalho, que contém enzimas que tralham o leite. A terceira etapa é o corte da coalhada, deixando depois em temperatura de 56 graus até se transformar em queijo. Todas essas etapas envolvem muita concentração, e por isso o segredo do queijo está nas pessoas que o fabricam. Esse “amadurecimento” precisa ser de no mínimo cinco meses, sendo que quando mais tempo curando, mais vibrante será o seu sabor. A sua casca precisa receber um carinho especial, pois é ela quem protege o interior do queijo.

macia e cremosa, pouco quebradiço está pronto para ser vendido. Mas antes disso esse queijo vai passar por uma avaliação de qualidade, onde mínimo detalhes são verificados, principalmente o ponto certo da massa. A maturação da massa do gruyere vai de cinco meses até dois anos, e seu gosto pode ser suave, semi-salgado, salgado. A cura não influencia na qualidade do queijo, e sim no sabor que será mais intenso à medida que o tempo de cura for maior. Outro aspecto que diferencia o sabor do produto é o seu local de produção e o “terroir”. Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, o Gruyère original não possui buracos em seu interior, mesmo eles sendo pequenos.

Gostou de saber sobre o processo de fabricação desse queijo? Se ficou com água na boca corre lá no site do supermercado Mambo e compre o queijo gruyere e aproveita essa delicia. Continue acompanhando nosso blog e fique bom dentro de várias ficas e curiosidades.  

Share:

0 comentários