Curiosidades sobre chocolates que ficam esbranquiçados

A páscoa é um momento muito esperado quando o ano já se inicia, principalmente os apaixonados por chocolate esperam ansiosamente por essa data, já que nessa época do ano em particular oferece diversas opções deliciosas que faz qualquer ir a loucura. Mas, não existe nada mais decepcionante do que estar ansioso e abrir um ovo de páscoa ou uma barra de chocolate e encontrar um chocolate com uma aparência esbranquiçada.

É muito frustrante quando ao abrir uma embalagem de chocolate você veja o chocolate nessa situação e tenha a sensação de que ele está estragado. Mas, na verdade ele não está estragado e sim está em perfeito estado, pois isso não quer dizer que o chocolate venceu. Existem duas razões para isso acontecer. Entenda um pouco mais sobre isso.


Esse efeito esbranquiçado pode acontecer por fatores como fat bloom e sugar bloom. No processo de fabricação do chocolate existe uma etapa que se chama temperagem, que serve para organizar os cristais de manteiga de cacau dentro da massa de cacau, formando assim uma estrutura compacta e homogênea.

Esse processo se dá com o aquecimento, derretimento e depois o resfriamento do chocolate em temperaturas bem específicas, no tempo certo e com movimentos precisos. Quando bem feito, faz um chocolate de cor uniforme, acabamento brilhante e textura macia. Aquele que todo mundo adora.


Duas coisas podem estragar a aparência do chocolate: mudanças drásticas de temperatura e presença de umidade.


O fat bloom é causado por mudanças de temperatura, tanto para o quente quanto para o frio, que fazem com que a gordura se desprenda e vá para a superfície do chocolate. Isso estraga a aparência e textura do produto, mas não seu sabor. Esse chocolate pode ser recuperado se passar novamente pela temperagem.


O sugar bloom é resultado do encontro do chocolate com a umidade (ou água). O açúcar do chocolate em contato com água é dissolvido e quando a água seca, os cristais de açúcar aparecem na superfície do chocolate, como um granuladinho. Esse é um defeito que não tem como reverter.


Quando você se deparar com o chocolate nessas condições entenda que isso pode ter acontecido pelas más condições em que o chocolate foi transportado e armazenado na loja. Gostou de saber sobre essa curiosidade? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas deliciosas e incríveis para o seu dia a dia.

Share:

0 comentários