Conheça diversos tipos de telhas para a sua casa

Reformar ou construir exige muito esforço e boas escolhas, e para que o resultado final seja muito mais do que o esperado, é indispensável fazer as melhores escolhas principalmente quando falamos de algo que está diretamente ligado com a segurança de quem irá morar na casa. O telhado é um desses pontos importantes que não podem ser deixados de lado na hora de pensar sobre a segurança. E é por isso que para te ajudar vamos falar sobre cada tipo de telha para que você não erre na sua escolha.


Cerâmica

Essa também é conhecida como telhas de barro, e são muito antigas, porém, ainda é o tipo de telha mais utilizado em residências. Esse tipo de telha proporciona mais conforto térmico e são mais bonitas visualmente, além de serem muito eficientes em termos de vedação. O melhor é optar pelas que já vem com revestimento sintético de fábrica, que dá maior proteção e durabilidade.

Existem as telhas naturais, sem revestimento algum, as esmaltadas, com película de proteção que, conforme a fabricação, costumam mudar de cor com o tempo e as vitrificadas, famosas por serem mais resistentes. A vitrificada ou telha transparente é mais usual porque evita a atuação das bactérias, fuligem e sujeira. Por isso facilitam a conservação e acabam sendo mais duráveis. Há vários modelos de telhas de cerâmica, como as coloniais, francesas, portuguesas, romanas, entre outras.

Concreto

Esse tipo de telha possui uma procura muito grande no mercado de telhas, isso por conta de sua durabilidade e conforto térmico. Ela requer menos madeiramento, economizando na estrutura. A desvantagem é que ela precisa de uma manutenção anual. Como são mais pesadas, porosas e suscetíveis a umidade, necessitam de uma limpeza ao menos uma vez ao ano. Normalmente, elas não vêm com um esmalte de cobertura. Por isso é importante aplicar alguma resina pra fazer a proteção e impermeabilização. Existem diversas opções de cores de telhas de concreto no mercado, além de outras opções de formatos que não são disponíveis em cerâmica.

Fibracimento (Amianto)

Essa possui um custo bem inferior, mas possui uma vida útil mais curta que as demais e não proporciona muito conforto térmico. Uma das maiores vantagens desse tipo de cobertura é que ela pode ser utilizada em coberturas de poucas inclinações.

Normalmente, são aplicadas em edificações mais simples. Foram popularizadas pela telha Brasilit, mas há diversas outras no mercado. Existem vários formatos de telhas de fibracimento, com opções de grau de ondulação, como as que imitam as coloniais de barro. São altamente utilizadas em indústrias e no comércio, em galpões e também em edifícios, principalmente em coberturas com parapeito alto, onde não se consegue enxergar o telhado em si. Elas são aparafusadas na madeira da estrutura, por isso dificilmente levantam em uma ventania, a menos que levante toda a estrutura. 

Metálicas

Essas costumam ser as escolhidas quando a intenção é cobrir grandes vãos, já que apenas uma telha chega a ter quatro metros de comprimento. Para construir a cobertura de um galpão as telhas metálicas estão entre as mais indicadas. Em muitos casos, não possibilitam conforto térmico.


Ecológicas

Já existem no mercado diversas opções de telhas ecológicas, feitas de fibras naturais recicladas, com a mesma qualidade de outros materiais. Na produção são recicladas fibras de madeiras, sisal, bananeira ou coco e são adicionados betume, pigmentos e uma resina especial, que protege contra os raios UV. Algumas podem ser fabricadas com papel reciclado, asfalto e resina. Como as telhas ecológicas também devem passar por uma regulação da ABNT são seguras em relação à resistência e durabilidade.

Geralmente algumas pessoas reclama que ter telha que esquenta menos ou mais, porém isso está ligado diretamente na inclinação e no forro aplicado, sendo fatores determinantes para que a temperatura aumente ou diminua. Se é feito um alçapão, por exemplo, ajuda muito a não esquentar. Também é possível fazer um forro de madeira, de PVC e de gesso. Em geral, as telhas metálicas, de zinco e amianto costumam aquecer com facilidade. Uma sugestão é escolher telhas com cores claras ou pintá-las.

Gostou da dica? Não deixe de acompanhar nosso blog e continue acompanhando diversas dicas incríveis para sua reforma ou construção.

Share:

0 comentários