Calcule a inclinação certa para cada tipo de telhado

Calcular a inclinação certa que um telhado possui não é alto tão simples, e é por isso que é um dos assuntos que envolvem o curso de práticas profissionais ou ainda cálculos para elaboração de desenho arquitetônico na faculdade de arquitetura ou engenharia civil. Antes mesmo de começar a desenhar essa parte do projeto é preciso calcular corretamente a inclinação que o telhado precisa ter.

E é pensando em te ajudar cada vez mais, que nesse artigo iremos abordar o assunto detalhado de como calcular a inclinação de um telhado para que você não tenha problemas no futuro, garantindo assim uma obra segura para todos os moradores.

O tipo de telha é muito importante na hora da escolha, pois é preciso ter o conhecimento prévio do tipo de telha a ser aplicada no projeto, independente do material da telha, podendo ser cerâmica, concreto, policarbonato, entre outros. Essa especificidade é o fator número 1 para se iniciar o cálculo de inclinação de um projeto de telhado.


O tamanho da telha também é um item muito importante para se avaliar, já que quanto maior a telha, menor a inclinação, e vice-versa. Independentemente do tamanho da telha, o objetivo de se calcular a inclinação de um telhado é determinar qual será a altura final da cumeeira.

Você deve sempre prestar muita atenção nas unidades de medidas que envolvem o cálculo, pois o fato do cálculo envolver diferentes unidades, o projetista poderá se confundir e acabar calculando de forma errada a altura final da cumeeira comprometendo a execução do projeto. Adote uma única unidade de medida, ou metro ou centímetro por exemplo.

Cada tipo de telha possui sua inclinação própria que é determina pelo seu tamanho. Recomenda-se antes de se iniciar o cálculo, que o projetista verifique com o fabricante da mesma a inclinação recomendada. A inclinação dos telhados é medida em porcentagem (%) e não em ângulo (º).

Quando ouvimos o telhadista ou projetista mencionar: “O telhado possuirá uma inclinação de 10%”, o que exatamente isso significa?

Significa que 10% é equivalente a 10/100, ou ainda: 10 dividido por 100. Adotando a unidade de medida em centímetros (cm), temos:

10% = 10cm/100cm, ou seja, a cada 100cm (1 metro) na horizontal, o telhado avança 10cm na vertical.

Primeiramente se o telhado terá 8,0m de largura com duas águas, a cumeeira SEMPRE estará no meio da cobertura, ou seja, nos 4,0m.

Então se o telhado tem inclinação de 30% = 30/100 = 30cm de altura a cada 1,0m de largura, logo a cada 4,0 de largura temos 120cm ou a 1,20m de altura como mostra a figura a seguir.

Ou você pode lançar mão de uma conta simples direta através da fórmula de Pitágoras.

Se eu conheço a distância do telhado, no caso 4 metros e a inclinação do telhado caso 30%, onde H é altura da cumeeira teremos:

H= 4 m x 30 % = 1,20 m

Viu só como é simples? Agora você já sabe como fazer o cálculo de inclinação de um telhado para garantir a segurança e o bem-estar de todos em casa. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas incríveis para sua reforma ou construção.

Share:

0 comentários