Dicas do que evitar nas festas de final de ano

O Natal e réveillon é um período em particular que muitas pessoas perdem o controle e rompem o ciclo de alimentação saudável. Essa quebra ocasional da rotina alimentar não é suficiente para comprometer a saúde, porém, as sucessivas comemorações podem colocar em risco todo o esforço que você realizou durante um ano inteiro, mantendo sempre a dieta em dia e sem exageros.

Esse exagero ao consumir bebidas e comidas pode até mesmo causar problemas de estômago agudos, fazendo com que todas as comemorações finalizem em um pronto-socorro. Em alguns casos em particular o abuso pode acabar resultando na chamada ressaca alimentar, que tem sintomas como náuseas, vômitos, má digestão, azia, dor de cabeça e diarreia, e pode trazer comprometimentos até para a saúde cardiovascular.


É para evitar isso que é indispensável evitar alguns alimentos e ter bom senso ao se alimentar. Essas festas são muito importantes, mas vale lembrar que geralmente nessa época as pessoas não se exercitam tanto, o que acaba resultando em uma equação previsível: maior consumo de alimentos e menor gasto energético é igual a ganho de peso.

Para quem está acima do peso as restrições são maiores, principalmente para que tem problemas cardiovasculares ou convive com outros fatores de risco para o coração. É indispensável ter um cuidado em especial para não errar na hora de preparar cada item da ceia de Natal. Essas mesas das ceias e das festas são sempre bem-vindas e com muita fartura, porém muitas vezes são acompanhadas de vilões como o excesso de sal, gordura e açúcar. Não é necessário deixar de lado todos esses alimentos, porém existe maneiras mais saudáveis que vão te ajudar e muito a manter a saúde.

Prefira

- Palitos de salsão e erva doce; 

Espumante e água com gás; 
Peru ou chester assado; 
Cuscuz marroquino; 
Salada mista com lascas de frutas secas;
Temperos com vinagre balsâmico ou mostarda; 
Sorvete de massa.

Controle
Amendoim japonês e batata frita; 
Caipirinha e batidas; 
Pernil de porco assado; 
Farofa de linguiça e bacon; 
Maionese de legumes com batata; 
Temperos prontos e cremosos; 
Sorbet de frutas. 

Consumindo os alimentos certos e evitando os que são mais prejudiciais à saúde, é possível ter um Natal e Réveillon muito mais nutritivo, começando assim o ano em boa forma, sem a velha promessa de quem segunda-feira o regime se inicia. Escolha por maneiras mais práticas de e fáceis de ter uma vida saudável até mesmo nas festas de final de ano.

Tags:

Share:

0 comentários