Regulando a boia da sua caixa d'água

Ter problemas com a caixa d'água pode gerar muito prejuízos, afinal os gastos com a conta de água podem aumentar e muito. Todo mundo já deve ter passado por algum problema, especialmente se a caixa d'água estiver instalada sobre o imóvel e embaixo do telhado, já que se ocorrer uma pressão exagerada na pressão da água que chega da rua, a boia poderá não suportar, e então a água vazar por cima e acabar causando muito estragos.


Com a regulagem certa, você irá evitar muita dor de cabeça. A torneira de boia ou simplesmente boia da caixa d’água é um dispositivo de controle de nível de água no reservatório que mantém a caixa sempre cheia e ainda evita o transbordamento. Mas é importante que toda a caixa apresente o chamado ‘ladrão’, uma tubulação preparada para ocasiões em que ocorra o problema na boia.


 AJUSTAR TEXTO

Função do ladrão – a saída do ladrão levará o excesso de água para fora do imóvel sem causar danos, mas para isso, a tubulação precisará ser em diâmetro maior do que o alimentador do reservatório. Porém, essa alternativa na instalação é apenas para emergências, pois é preciso evitar o problema.

Ainda com respeito ao ladrão, a água deverá desaguar em local visível para que tenhamos conhecimento do problema e assim resolvê-lo, o que evitará maiores gastos.

Erros graves – algumas pessoas acreditam que deixar o registro de esfera ou gaveta entre abertos vai resolver o problema, mas isso é um engano, uma vez que apenas vai reduzir a vazão e não a pressão.

Quando existe a instalação de torneiras de bóia para alta pressão na caixa d’água, não é preciso se preocupar, porém se a torneira bóia for um modelo comum, se acaso existe a possibilidade de pressão muito alta no fornecimento de água, melhor mesmo é optar por um regulador de pressão.

Regulador de pressão – hoje podemos contar com uma válvula redutora de pressão que possui um parafuso de regulagem, dessa forma podemos regular a pressão conforme a necessidade, evitando maiores trabalhos para a bóia da caixa.

Onde instalar – essa válvula em geral é instalada pouco antes de entrar na caixa, dessa forma, se existem ramificações na tubulação que levam água para outros locais sem passar na caixa, a pressão não será interrompida.

É claro que o redutor de pressão é a melhor opção quando existe uma elevação de pressão na água, porém, esse é um trabalho que deve ser executado por um profissional que precisará analisar cada situação, seja para um imóvel residencial apenas ou para um grande condomínio.

Quando o trabalho de controle de pressão não for executado de forma correta, no caso de um condomínio, poderá acontecer de alguns moradores poderão ficar sem água, enquanto que outros continuarão a ter água em abundância.

Como medir a pressão – é preciso saber o valor da pressão de água que é fornecida pela instalação, e esse valor só podemos conhecer através de uma leitura do Manômetro que mede essa pressão. Dessa forma vamos saber qual é a pressão de água fornecida pela própria distribuidora para a nossa residência. Sabendo do resultado para essa pressão de água, vamos acertar no tipo de bóia ideal para a caixa d’água, mas para evitar maiores problemas, ainda é ideal que se coloque o redutor na entrada da caixa ou mesmo bem antes dela em local onde possa ser manuseado quando necessário.

Golpe de Ariete – em “nossos dias é comum encontrarmos os vazamentos de água causado pelos chamados ‘Golpe de Ariete” que ocorrem cada vez que falta água enchendo a tubulação de ar. Com isso, quando a água volta ocorre a pressão exagerada podendo causar o rompimento na tubulação.

Nesse caso, se o golpe acontecer junto à bóia do reservatório de água, certamente ela poderá ser danificada, mas se existir essa peça redutora de pressão, a bóia não será afetada. Se então, esse redutor for instalado no início da tubulação, toda a canalização de água ficará protegida.

Pequenos detalhes – muitos proprietários de imóveis residenciais, por conta da economia na hora de construir esquecem esses pequenos detalhes, mas que são essenciais para garantir a comodidade de todos e não desvalorizar o imóvel, por isso, o conselho é válido para que não haja problemas mais tarde.

Por isso, se você também está preocupado com a pressão de água exagerada em seu imóvel residencial, faça suas pesquisas buscando pelas lojas de materiais de construção para conhecer os melhores modelos dessas válvulas de pressão, verifique com cuidado a garantia de qualidade, e depois busque por um bom profissional encanador para realizar o trabalho de instalação.

Opção entre as marcas – se precisar de uma dica, podemos aconselhar a marca de válvulas de segurança Geno que está no mercado a mais de 12 anos comercializando produtos com certificado de qualidade, com modelos específicos de acordo com cada instalação residencial.

Melhor prevenir – sabemos que é muito melhor prevenir do que remediar, e dependendo do seu caso, um problema de vazamento de água pode causar grandes prejuízos, por isso, corte o mal pela raiz e previna-se buscando uma marca de válvula que possa garantir a segurança do seu patrimônio.

Tags:

Share:

0 comentários