Caixa sifonada: entendendo a funcionalidade dessa peça

Existem tantos itens para se adquirir em uma reforma ou construção que fica até confuso quando um especialista fala sobre algum item em especial. Afinal entender coisas técnicas pode ser muito complicado. Você já ouviu falar dos ralos e caixas sifonadas? Hoje vamos te explicar um pouco mais sobre esse item e para o que o mesmo serve.

As caixas sifonadas e os ralos têm como função conectar os ramais de descarga (águas servidas) aos ramais de esgoto, ou ainda para a coleta de águas de piso (no caso dos ralos). Geralmente, eles são utilizados em áreas de serviços, banheiro, terraços e outros pontos onde a água precisa ser escoada. Eles podem variar bastante na forma e no tamanho embora cumpram sempre a mesma função, dirigir as águas usadas para o sistema de esgoto.

Apesar de serem utilizados por todas as pessoas, seu funcionamento extremamente simples pode ser desconhecido por alguns. O ralo sifonado por exemplo, é um ralo que não deixa que o cheiro da fossa retorne ao ambiente em que ele se encontra. Para que funcione bem tem de haver no fundo dele um tanto de água (permanentemente) que tape a boca do cano que está indo para a fossa. Assim os odores não conseguem passar por esta água.

As peças do encanamento que são sifonadas, tem como o nome indica um sifão (em outras palavras é uma parte do cano mergulhado em permanência na água) que por este motivo não permite o retorno de cheiros através da grelha do ralo.

Entendeu a funcionalidade dessa peça? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia e para a sua casa.

Tags:

Share:

0 comentários