Entenda um pouco mais sobre a boia da caixa d’água

Reformar e construir não é fácil e dá muito trabalho, afinal é preciso tomar inúmeras decisões, principalmente com itens como a parte elétrica e hidráulico, que são partes fundamentais para o funcionamento do ambiente, além de que qualquer decisão interfere diretamente na sustentabilidade. E para evitar dor de cabeça ou retrabalho na reforma ou construção, nenhum detalhe dessas instalações pode passar despercebido, pois isso que hoje vamos falar sobre um item muito importante dentro todas as escolhas que é a boia da caixa d’água.

Se você não sabe muito sobre a torneira de boia que é popularmente conhecida como boia da caixa d’água hoje vamos explicar um pouco mais sobre esse item, assim você vai entender melhor sobre cada item da sua reforma ou construção.

Esse dispositivo controla o nível de água no reservatório e garante o bom funcionamento da caixa d'água, mantendo-a sempre cheia e sem vazamentos. Outro dispositivo importante é o chamado “ladrão”, uma tubulação que pode ser instalada como função preventiva se ocorrer algum problema na boia. Nesse caso, o ladrão levará o excesso de água para fora do imóvel sem causar estragos ou prejuízos no local.


Entenda um pouco mais

A boia da caixa d’água serve para fechar a entrada do reservatório quando a caixa já está cheia. Na prática, funciona assim: quando o reservatório enche, a água empurra a boia para cima ao máximo, fechando a entrada para a água que vem do cano de alimentação. Por isso é que a entrada desse cano fica sempre na parte superior da caixa d’água.

É possível controlar a pressão da boia de duas maneiras, você pode fazer a instalação de uma boia específica para alta pressão, ou optar por um regulador de pressão. Manter a boia regulada é importante para evitar danos e desperdício. Por exemplo, se a caixa estiver instalada em cima do imóvel e abaixo do telhado, e ocorrer uma pressão exagerada da água que vem da rua, a boia poderá não suportar essa pressão e a água, então, transbordará.

Nesse caso, se a sua caixa já possuir uma boia de alta pressão, você não precisará se preocupar. Mas, se a sua torneira de boia for de um modelo comum, recomenda-se a instalação do regulador de pressão. Esse regulador possui uma válvula que reduz a pressão por meio de um parafuso de regulagem, facilitando o trabalho da boia e evitando estragos.

A gente já sabe que, se a boia não estiver boa, a caixa d’água pode transbordar e molhar a casa inteira, sem falar no desperdício. Para conseguir verificar o problema é preciso checar o reservatório de tempos em tempos. E caso algum defeito seja encontrado, não precisa entrar em pânico, pois a instalação de uma nova boia é muito fácil de fazer. Siga o passo a passo:
  1. Feche o registro que alimenta a caixa e abra as torneiras ou dê algumas descargas para abaixar o nível da água.
  2. Desrosqueie a boia com um alicate do tipo bomba d’água, também chamado de alicate de bombeiro.
  3. Limpe a vedação antiga e passe fita veda rosca no lugar, assim como na nova boia.
Rosqueie a nova boia com o alicate, lembrando que a peça deve estar sempre voltada para baixo. Pronto. É só abrir o registro novamente. Simples não é mesmo? Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas incríveis para o seu dia a dia. 

Tags:

Share:

0 comentários