Conheça a diversidade de materiais de caixa d’água

As caixas d’água são fabricadas para armazenar um recurso bastante valioso, que é indispensável no dia a dia. E por ser um item tão importante, é possível encontrar uma variedade muito grande com modelos, tamanho, formato, capacidade e materiais diferentes, que vão se adaptando em cada necessidade de cada casa.

Com a evolução da construção civil e o desenvolvimento da tecnologia fizeram com que esses itens se tornassem cada vez mais resistentes e seguros à saúde humana. Para isso, novos materiais foram incluídos na fabricação, tornando alguns dos produtos mais econômicos e eficientes. Está com dúvida entre tantas opções? Então conheça os principais tipos de caixa d’água para fazer uma boa escolha.



Materiais diferentes de caixa d'água

Aço inoxidável - Esse material oferece alta resistência à corrosão e a possíveis impactos que possam vir a ocorrer. Boa parte dos modelos presentes no mercado possuem sistema de vedação que evita a entrada de insetos e sujeiras no interior da caixa. Essa também possui uma leveza bem grande, embora seja de aço, seu processo de fabricação resulta em uma camada fina que torna a caixa fácil de ser transportada. 

Esse tipo de caixa d’água é ideal para quem quer ter um objeto necessário e com estilo, além de ser fácil de limpar. Não deixando de lembrar que esse material mantém a água fresca por mais tempo, já que o material tem baixa condutividade com o calor, incrível não é mesmo? 

Polietileno - Esse é um tipo de plástico fabricado com polímeros à base de petróleo. Essa caixa possui uma alta durabilidade, flexibilidade e leveza. Ideal para ambientes abertos pois o polietileno oferece vantagens pela sua resistência contra os raios UV.

A textura lisa também facilita a limpeza, que pode servir de complemento na proteção que o material já oferece contra as bactérias. Assim como o modelo em aço inox, essa caixa vem com um bom sistema de vedação.

Poliéster reforçado - Essas caixas geralmente possuem um tamanho bem grande e com uma capacidade de armazenagem muito grande. A montagem dela é mais complexa, pois é necessário ser feita no próprio local, a partir do encaixe de diversos módulos de poliéster reforçado com fibra de vidro.

Fibrocimento -
Esse modelo já foi muito utilizado em épocas passadas. Inicialmente, a baixa durabilidade e resistência contra impactos desse modelo já eram um ponto negativo para os consumidores. Depois de um tempo, constatou-se que o material liberava amianto e outras substâncias prejudiciais à saúde humana. Assim, a caixa de fibrocimento pode ser considerada a pior escolha atualmente, e deve ser evitada em qualquer ambiente, seja ele residencial ou não.

Fibra de vidro - Esse material é constituído da mistura de resina e fibra de vidro, sendo muito utilizado na fabricação de piscinas e de grandes reservatórios de água. A variedade de tamanhos aliada à praticidade de uso e manuseio faz com que a caixa d’água de fibra de vidro seja uma das mais vendidas no Brasil.

Entre as características mais valorizadas do material, estão a resistência contra os raios UV — o que aumenta a vida útil —, facilidade de limpeza, instalação rápida e leveza. Além disso, é o modelo mais barato e acessível quando comparado aos demais, sendo, portanto, vantajoso para qualquer tipo de empreendimento que necessite de economia sem perder a qualidade.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a diversidade de modelos de caixas d'água? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a  dia e para a sua casa. 

Tags:

Share:

0 comentários