Escolhendo a melhor caixa d'água para sua casa

Comprar qualquer item no momento de uma reforma ou construção é muito criterioso e não é tão simples como todos pensam que é. Muitas pessoas acham que escolher uma caixa d’água é muito fácil, mas na verdade não é bem assim, pois é indispensável considerar alguns pontos importantes para não errar na escolha e acabar se arrependendo.

Itens para se atentar

Para escolher a caixa d’água certa, é preciso calcular a capacidade em litros de acordo com o número de moradores. Na construção civil existe uma tabela-referência usada para definir o consumo por pessoa. Para quem mora em casa, a capacidade mínima estimada é de 150 litros diários por habitante.

Porém, como vivemos um período de mudanças climáticas e riscos de falta de abastecimento, é recomendado armazenar água por no mínimo 2 dias. Com isso, o cálculo mais seguro é de 300 litros por habitante para quem mora em casa. Exemplo: se 5 pessoas moram na mesma casa, a caixa d’água deve ter capacidade mínima de 1500 litros (5 x 300 litros).

É muito importante também escolher o local correto para fazer a instalação da caixa. Sendo que precisa ser um local seguro, com uma superfície lisa, nivelada e que suporte o peso da estrutura da caixa que pode variar entre 20 e 112 kg acrescentando o peso da água que pode ser de até 1500 litros = 1,5 toneladas.

Geralmente, o local mais indicado é a laje da casa ou uma estrutura de alvenaria construída exclusivamente para manter a caixa no alto e garantir que a água desça com pressão. Outra recomendação é distribuir a capacidade em duas ou mais caixas. Por exemplo, ao invés de adquirir uma caixa de 1.500 litros, compre duas de 750 litros e instale-as em pontos diferentes. Assim você distribui o peso e mantém a quantidade de água necessária para abastecer os moradores. Se ainda assim você tiver dúvidas se o local suporta o peso, consulte um especialista.

Lembre-se que quanto mais leve a estrutura da caixa d’água, mais fácil será seu transporte e sua instalação. Nesses casos, o material mais indicado é a fibra de vidro, o mesmo das piscinas de fibra, pois são inteiramente laminados com resina de poliéster, o que garante maior resistência.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia e para sua reforma ou construção.

Tags:

Share:

0 comentários