Escolhendo uma máquina de costura doméstica

É possível encontrar no mercado dois tipos de máquinas de costura sendo elas os industriais e domésticos. O primeiro tipo é indicado para produção de peças em grande escala. Já o segundo tipo é mais comum, e serve para fazer costuras em geral, artesanato e reparos. Descobrir qual a melhor máquina de costura doméstica não é tarefa fácil para as pessoas que estão iniciando nessa atividade. Para fazer uma boa compra, além do gosto pessoal, é preciso levar em conta outras questões importantes, como as funções que a máquina disponibiliza e os tipos de tecido que você mais usará.

Para te ajudar nesse processo de escolha, vamos te ajudar a decidir qual a melhor máquina de costura doméstica para você usufruir no seu dia a dia, com dicas variadas de como fazer a escolha certa. Ao colocar no papel os pós e contras de cada equipamento, você estará se prevenindo de problemas futuros. Veja abaixo mais dicas para fazer uma boa aquisição.

Imagem relacionada

Pontos para avaliar

Pontos da Máquina 

Pontos Básicos –
costura reta e zig zague, colocação de zíper e acabamentos nas peças.
Pontos Essenciais –
costuras e acabamentos simples, como barras e colocação de elástico.
Pontos Flexíveis – para costurar em tecidos de malha.
Pontos Decorativos – decoram o trabalho, usados para bordados e acabamentos decorativos.

Funções Mais Requisitadas


Braço Livre: facilita a costura de barras, punhos e mangas.
Caseado manual: faz casas de botão em vários passos.
Caseado automático: faz casas de botão em um único passo.
Alavanca do calçador com altura ajustável: facilita a costura de camadas grossas de tecido.

Você também encontra no mercado dois modelos de máquinas de costura, o tipo de máquina mecânica você regula o tipo, comprimento e a largura dos pontos de forma manual. Essa máquina aguenta uso frequente e é adequada para as costuras mais pesadas. Os modelos de máquina eletrônica têm um custo bem mais elevado. Nela, os pontos são escolhidos por meio de teclas. Esse tipo de máquina é indicado para trabalhos mais leves, como aplicações, finalizações e pontos decorativos. A maioria dos modelos vem com alguns mimos, como a costura automática e a colocação automática da linha dentro da agulha.

Gostou da dica? Agora você já está preparada para conseguir encontrar a máquina certa para arrasar em todos os trabalhos feitos. Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia. 

Share:

0 comentários