Conheça os 5 principais calcadores de costura que você precisa ter

Ao precisar elaborar peças como camisas, vestidos de festa e roupas causais é necessário que a costureira tenha uma certa experiência, sem contar na importância de uma boa máquina de costura e itens a mais como os calcadores que fazem toda a diferença na costura. Claro que existem outros calcadores importantes, e talvez para vocês sejam mais importantes do que estes, mas você pode conhecê-los e fazer sua própria seleção, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um.

Modelos de calcadores

1 - O calcador de costura reta é estreito e tem uma margem de 4mm do lado direito e 6mm do lado esquerdo. É o calcador padrão que vem nas máquinas que fazem apenas costura reta. A diferença deste para o calcador de zigzag é que este tem uma abertura bem estreita para a passagem da agulha, então segura o tecido muito melhor do que o calcador zigzag. É importante para costurarmos tecidos finos e fluidos.

2 - O zig zag é o mais comum em máquina de costura doméstica, pois é padrão em todas que têm ponto zigzag. Ele é mais largo que o calcador de costura reta, e tem uma abertura grande no meio, que permite a passagem da agulha em todas as posições de zigzag. Tem 6 mm de largura de cada lado. É essencial para costura zigzag e pontos decorativos. Pode ser usado para fazer costura reta também.

3 - O modelo zíper/cordão é o principal calcador usado para costurar zíperes. Como ele tem um lado só, agulha pode chegar bem pertinho dos dentes do zíper. É possível usar para qualquer tipo de zíper, não apenas para o comum. Ele funciona muito bem com zíper invisível também. Há um calcador específico este tipo. Em vez de quebrar a cabeça tentando adequar o processo à ferramenta, teste o calcador de um lado só e você verá como vai funcionar.

Como se não bastassem esses usos, o calcador também é ótimo para costurar cordões forrados e vivos de cordão. Este calcador tem um lado só, e é possível trocar o lado, então não precisa comprar dois. Aquela parte de plástico branco é móvel, e é só movimentá-la para o outro lado.

4 – O calcador de bainha de lençol é pouco conhecido, mas faz muita diferença para quem faz bainha de lenço em grande quantidade. Em vez de ficar cuidando para que a dobra fique perfeita, e a costura sempre à mesma distância, deixamos esse trabalho para o calcador. 

Lembre-se de que ele funciona muito bem com bainhas retas, mas é melhor não usar quando há muitas curvas e quando há costuras fazendo intersecção com a bainha. Para usá-lo, primeiro faça alguns pontos no começo da margem de bainha, deixando sobras grandes de linha. Com ajuda das sobras de linha, dobre o começo da bainha duas vezes. Encaixe o calcador na máquina e posicione a dobra da bainha sob ele. 

Costure alguns pontos e arremate. Para evitar que a ponta do tecido entre no vão por onde entra a agulha, e também para ajudar a correr o tecido, puxe levemente as sobras de linha. Em seguida, puxe a dobra da bainha para dentro do caracol na frente do calcador. Tente encaixar a dobra ali. Continue costurando. À medida que o tecido corre, vá dobrando a bainha e segurando a dobra. O calcador vai ajudar a manter a dobra e a deixá-la regular.

5 - O calcador de chuleio é uma ótima opção para quem não tem overloque, pois ele ajuda a fazer o acabamento com o ponto de zigzag. Chuleio é a técnica de alinhavar as beiradas do tecido para que não desfie. Pode ser feito à mão e à máquina, com efeitos diferentes. O chuleio à máquina Singer de zigzag é ótimo para tecidos de médios a grossos.

O calcador de chuleio mantém a margem do tecido sempre à mesma distância da agulha, assim os pontos ficam sempre na beirada. Para usá-lo, encaixe o calcador na máquina e posicione o tecido sob ele. A beirada que você vai chulear deve ficar encostada na divisória do calcador.

Cuidado! Antes de começar a costurar, você deve testar o ponto de zigzag. Ajuste a máquina para zigzag de 3 mm de largura e movimente a agulha com o volante manual. Desça a agulha bem devagar para não correr o risco de quebrá-la, e verifique se passa ao redor da lingueta central do calcador, sem encostar nela. Se a agulha encosta, aumente a largura do zigzag até que isso não aconteça mais.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia, e também para o seu momento mais do que especial para costurar. 

Imagem relacionada


Share:

0 comentários