Dicas para ajustar a tensão da sua máquina de costura

No momento de costurar, ajustar a tensão da máquina de costura é muito importante para garantir a formação de uma costura uniforme e suficientemente resistente para manter as camadas de tecido juntas. É muito importante sempre ajustar a tensão de acordo com o tipo e peso do tecido, pois para tecidos leves uma tensão mais baixa, e para tecidos mais pesados uma tensão mais alta no momento de fazer a costura.

Todas as máquinas sem exceção possuem um seletor de tensão, sendo que geralmente os números variam de zero (min) a nove (máx.), digamos que o número 5 ou 4,5 a tensão básica para começar a costurar. Atenção que não existe um único padrão ou ajuste que funcione sempre para todos os pontos e tecidos. Geralmente a tensão de 4,5m pode aplicar em diversos tecidos, isso depende muito da máquina de costura.


Resultado de imagem para tensão da máquina de costura

Quanto maior o número selecionado, mais pressão é exercida pelos discos tensores sobre a linha, e consequentemente menos linha é disponibilizado para a formação do ponto. Por isso é que quando a tensão é excessiva o tecido tende a franzir.

Quanto menor o número selecionado, menos pressão é exercida pelos discos tensores sobre a linha, e consequentemente mais linha é disponibilizada para a formação do ponto. Por isso é que quando a tensão da linha é muito baixa o ponto fica muito frouxo. 

Dicas de ajuste

Para começar esse processo é interessante usar uma linha de costura de uma cor oposta, por assim fica muito mais fácil de identificar algum problema na tensão da sua máquina de costura doméstica, logo após ajustar corretamente com a numeração de tensão da máquina, é só trocar a linha pela certa que será utilizada no seu trabalho.

Realize uma costura teste, em 2 retalhos de tecido, sendo o mesmo tecido que serão utilizados na costura do trabalho que será feito. No caso de trabalho com várias camadas de tecido, junte exatamente o mesmo número de camadas do seu projeto real.

Analise também a costura da frente e no avesso, e assim você verifica se o ponto está limpo e uniforme em ambas faces, pois isso é muito importante. Geralmente o ponto à frente costuma estar minimamente uniforme, pois, geralmente o problema é mais visível na parte de baixo do tecido.

Caso a tensão seja baixa a costura é muito fraca e não prende bem as camadas de tecido. Você vai notar pequenas laçadas na parte debaixo do tecido. São aqueles elos de ligação da costura. A linha superior forma pequenas laçadas, por isso se identificar isso vá aumentando a tensão.

Se você usar o ponto zig zag para fazer o acabamento dos teus trabalhos, ou apenas como ponto decorativo, o recomendado é usar a tensão nº 6 e o cumprimento do ponto 2 ou menos, dependendo da largura que você deseja. Geralmente na frente é quase imperceptível o problema com tensão, no avesso o ponto deixa de ter o aspecto de zig zag, formando assim um ponto estranho, se isso acontecer, procure por aumentar a tensão da máquina.

E pronto para terminar, lembra-te que nem sempre é a tensão que necessita de ajustes. Na maioria dos casos os problemas que sentimos com a formação correta do ponto enquanto costuramos, tem a ver com a incorreta relação entre tecido linha e agulha e ainda pela falta de cuidados com a máquina Singer a nível e limpeza e manutenção.

Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia e dicas para você costurar cada vez com mais qualidade.

Share:

0 comentários