Dicas de como costurar cetim com mais facilidade

Todas as costureiras profissionais sabem que o cetim é um dos tecidos que exigem mais cuidados durante o seu manuseio. O tecido de cetim é delicado e normalmente utilizado para fazer roupas de festas ou peças mais sofisticadas, que normalmente são usadas em ocasiões importantes. Para te ajudar com a costura em cetim, temos algumas dicas de corte e costura fundamentais para esse tecido, confira.

Para costurar cetim é preciso ter algumas habilidades ou no mínimo alguma experiência. Mas, com essas dicas de corte e costura, mesmo iniciantes que ainda estão se adaptando com a máquina de costura, mas mesmo assim poderão trabalhar com mais tranquilidade nesse tecido. Para começar, tenha em mente três itens superimportantes para manusear o cetim: corte, costura e tecido bem passado.

Imagem relacionada

Dicas de manuseio e costura

Por ser um tecido muito delicado o cetim pode ser desfiado se for cortado sem cuidado ou com tesouras desalinhadas e sem fio. Você vai precisar de uma tesoura boa e bem afiada, se não quiser problemas com o tecido enquanto estiver trabalhando com o cetim. Quando você usa um bom material, as chances de desfiar ou danificar é bem menor, o que evita um desperdício e tanto.

Cetim em viés é mais fácil de manusear porque desfia bem menos que o cetim com acabamento comum. Iniciantes devem preferir o acabamento em viés, principalmente porque podem demorar mais para costurar e o tecido vai desfiando enquanto isso. Além disso, outra dica de corte e costura com cetim em viés, é que ele costuma ser mais leve e por isso, proporciona caimento melhor para a peça.

Antes mesmo de ligar a máquina de costura e começar a costurar, alinhe com a mão, pois assim você previne o corte do tecido e ajuda a mantê-lo nas mesmas condições até chegar a costurar na máquina. Somente alfinetes não são suficientes para o cetim, já que o tecido é fino e liso, eles podem acabar escapando e você perde o molde para costurar.

Qualquer acabamento como o zig-zag pode resolver a finalização da costura em cetim. É importante fazer o acabamento para evitar fios soltos que, se puxados, estragam a peça toda em poucos instantes.

Geralmente, cetim tem caimento natural, mas se for preciso passá-lo, passe sempre pelo lado avesso da peça. Por ser muito delicado ele pode estragar com a temperatura muito alta do ferro.

Antes de costurar o tecido na máquina Singer, faça testes com retalhos de cetim para ajustar o tamanho da agulha e linha. Prefira agulhas finas e linhas usadas para costurar lingerie, elas são mais delicadas e ficam perfeitas no cetim. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia e para esse momento incrível de costura. 

Share:

0 comentários