Dicas e manuseio da agulha e linha da sua máquina de costura

A máquina de costura industrial assim como a doméstica exige muitos cuidados, já que qualquer irregularidade pode acabar estragando alguns itens da máquina como a agulha, que é uma parte bem delicada e que influencia diretamente no resultado final do que está sendo produzido.

Quanto maior a tensão da linha da bobina maior será a tensão da linha da agulha. Por isso, mantenha sempre sua máquina limpa e lubrificada. Observe sempre se a lançadeira esteja isenta de linhas enroladas, principalmente no espiral onde coloca-se a caixa de bobina. Evite também usar bobinas empenadas ou arranhadas nas suas bordas.

 

Dicas para um bom manuseio

Use agulhas apropriadas ao serviço em que deseja trabalhar, (não use agulha gasta ou torta) para um material leve use agulha fina, isso também evita o franzimento. Para conseguir manter um bom equilíbrio e principalmente evitar franzimentos na costura, evite apertar demasiadamente a linha da bobina. Por isso, faça que a bobina fique levemente apertada, por isso faça o teste do ioiô pegando a linha da bobina, faça-a deslizar em pequenos golpes de ioiô.

Se com esse teste a bobina não descer estará apertada demais, se descer livremente e não sustentando o próprio peso estará folgada demais. Fazendo isso, diminuímos a possibilidade da quebra de linha, devido ao aperto excessivo, e diminuímos também o franzimento. 

Uma vez regulada a tensão da linha da bobina, vamos regular a tensão da linha da agulha. Observe que, como regra básica, se o ponto está ruim em baixo, aperta-se a linha da agulha. E ao contrário, estando ruim em cima folga-se a linha da agulha.

Para facilitar o entendimento, vamos relembrar a brincadeira do cabo de guerra. Onde duas crianças puxam o cabo para medir forças. Acontece que no tecido, o nó das duas linhas (da bobina e da agulha) deve ser mantido “escondido” dentro do tecido. E aí vem à brincadeira: se uma delas tem mais força do que a outra, o nó do entrelaçamento sobressai do lado desta criança, é neste lado que fica o ponto ruim (ponto folgado, desregulado, ponto solto). 

A bobina é a criança que é mais fraca, porém é mais fácil de regular, deixamos ela fazendo a menor força possível. Com isso a criança da linha da agulha iguala facilmente a força e mantém o nó do entrelaçamento dentro do tecido. Seja apertando ou folgando mais a tensão da linha da agulha. Uma costura perfeita deve estar sem franzimentos com os pontos regulados e visivelmente uniformes nos dois lados do material costurado.

Com essas dicas você consegue aumentar consideravelmente o tempo de vida útil da sua máquina de costura Singer. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia e para o seu momento de costura. 

Share:

0 comentários