Agulhas: o tipo certo para usar na sua máquina de costura

A agulha sem dúvidas é uma das partes mais importantes de uma máquina de costura. Existem muitos cuidados que garantem que a costura fique perfeita, como escolher a agulha apropriada para o tecido e para a linha que você vai utilizar, o que faz com que a linha quebre e os pontos fiquem perfeitos, sem estragar o tecido ou acabar danificando a agulha utilizada.

Esses cuidados ajudam e muito na qualidade final do que está sendo produzido. A seguir você encontra dicas simples e que nunca saem de moda. Por isso acompanhe como acertar no momento de escolher a agulha para cada peça que será produzida, o que irá ajudar e muito a aumentar a vida útil da sua máquina singer.


Diferentes tipos de agulhas

- Agulha de ponta normal ou fina
Esse tipo de agulha tem a ponta levemente afilada, e é ideal para tecidos planos porque a ponta fina mais marcar menor o tecido. Essa agulha você consegue encontrar no mercado os tamanhos de 9 a 18.

- Agulha de ponto universal

Essa tem a ponta levemente arredondada. E também serve para os tecidos planos e malhas, por estar no meio termo entre afilada e arredondada, você consegue encontrar nos tamanhos de 11 a 14. 

- Agulhas de ponta arredondada
Quanto maior a agulha, mais arredondada ela será. Ela é ideal para malhas e tecidos stretch pois ela "escorrega" entre os fios da malha, ao invés de espetar. Ela é indicada para as malhas que estraga quando um fio se parte (fio corrido). E essa agulha você pode encontrar nos tamanhos de 9 a 16.

- Agulhas de bordado
Essa tem um buraco maiores, para passar fios de bordado que são mais grossos. Por isso são ideais para bordados livres e decorativos. Esse tipo de agulha que tem o buraco maior quebra menos a linda. Esse modelo você encontra nos tamanhos de 11 a 14.

- Agulhas de quilting
Esse modelo é menos do que uma agulha normal. com o buraco pequeno, porém mais forte. Por ter uma ponta reforçada serve para passar por várias camadas de tecido e para passar por cima de outras costuras. Esse modelo você encontra dos tamanhos de 9 a 12.

- Agulhas de pesponto
O buraco dessa agulha é um pouco maior, e ela serve para dar acabamento despontado, com um ou mais dois fios de linha. Essa agulha você encontra nos tamanhos de 9 a 14.

- Agulhas para jeans
Essa possui uma concavidade mais funda e ponta bem afilada, sendo mais indicada para tecidos pesados como jeans, lona, vinil e couro sintético. Essa foi desenhada para pressionar o tecido no buraco da chapa da agulha. Esse modelo você encontra nos tamanhos de 9 a 16.

- Agulhas de ponta facetada
Essa agulha possui uma ponta bem fina e com as bordas facetadas, ela é indicada para couro e vinil. Sua ponta facetada é feita para furar o tecido criando um buraco que se fecha sobre ele mesmo quando a agulha sobe novamente. Essa você encontra nos tamanhos 11 a 18.

- Agulha dupla
Essa possui uma ponta arredondada, e é ideal para fazer uma costura dupla paralela, ela imita a costura dupla da máquina galoneira, tão comuns em mangas, barras e decotes e também para fazer nervuras nos tecidos. Esse tipo de agulha você pode encontrar no número 9 que é para tecidos finos, número 14 para tecidos médios e número 18 que é ideal para tecidos mais grossos.

Agora que você sabe qual a agulha certa para arrasar na produção de diversas peça, continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia e para um momento mais do que especial com a sua máquina de costura.

Share:

0 comentários