Aprenda como fazer manutenção no telhado da sua casa

Os telhados de fibrocimento são muito utilizados e bem aprovados, porém, como ponto negativo eles demandam uma boa manutenção de tempos em tempos. E é justamente por precisar dessa manutenção que hoje neste post vamos te dar algumas dicas bem interessantes de como fazer uma boa manutenção no telhado da sua casa.

Para começar com os cuidados necessários, é preciso começar com o básico. Quando for necessário subir no telhado, não use de improvisos, utilize uma escada segura e que seja confiável. Além disso, não suba em telhas úmidas, já que o risco de escorregar é bem maior. Para melhorar mais ainda a locomoção, utilize tábuas apoiadas sobre a estrutura do telhado, com isso você consegue evitar rachaduras ou mesmo a quebra das próprias telhas.

As rachaduras e quebras podem provocar vazamentos a longo prazo e até acidentes durante o trabalho de manutenção, com quedas que podem deixar os profissionais feridos. Por isso é indispensável ter muita atenção e cuidado. 


As fixações nas telhas possuem a função de evitar que as mesmas se movimentem, o que faz com que elas não sejam arrancadas devido a ação dos ventos. Porém, com o tempo, essas fixações podem sofrer afrouxamento ou mesmo perder a vedação por conta de borrachas ressecadas, percebeu o prejuízo de não fazer uma manutenção?

Ao fazer a manutenção busque por remover eventuais fixações danificadas, trocando as borrachas quando ressecar, vendando também os locais para evitar as infiltrações. Uma boa dica é usar um selante elástico para conseguir fazer as vedações.

As calhas também são itens especiais para ter no telhado, e no caso de transbordamentos e infiltrações em calhas, pode ter certeza que o transtorno será muito grande. E para evitar problemas a solução é mais simples do que você imagina, é só criar o hábito de verificar sempre que possível, removendo assim a sujeira, folhas ou até mesmo objetos que podem ficar presos no local.

Na própria instalação das calhas ou durante a manutenção, reforce as emendas das calhas e rufos com selante ou manta asfáltica aluminizada autoadesiva. Isso auxilia no combate aos vazamentos e infiltrações nestes locais. Lembre-se também de sempre verificar a fixação e o alinhamento das peças, pois podem ter sido danificadas ao longo do tempo.

Fazendo isso, você garante um telhado muito mais bonito e seguro. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia e para sua casa e construção.

Share:

0 comentários