Dicas importantes para a instalação do rodapé

A colocação do rodapé é basicamente a separação entre o piso e a parede, e ele é tão importante para proteger a parte mais baixa da parede do desgaste gerado pelo contato com a sujeira e também por eventuais choques de pés e objetos como vassouras, aspiradores de pó, entre outros. Nesse sentido o rodapé funciona, e não é necessário em paredes com revestimentos de cerâmica, porcelanato ou outro tipo, porém, se você quiser criar algum efeito estético diferente, use e abuse.

Seja lá qual for o material do rodapé, ele funciona para proteger as paredes, porém alguns fatores precisam ser observados em relação à decoração e arquitetura do ambiente, já que podem ter diferentes formas, materiais e cores para escolher. Há algum tempo atrás os rodapés eram fabricados no mesmo material que o piso, e ele tinha uma altura pequena, com cerca de 5 cm, que é bem pequeno. Se você quiser pode fazer isso na sua casa, porém é possível encontrar outras alternativas.



O rodapé com o mesmo material do piso serve para valorizar mais ainda o piso, que pode parecer que está "invadindo" a parede, sendo uma peça só, ficando assim um ambiente mais destacado com esses detalhes. Se a sua ideia é de usar um material de rodapé diferente do piso é preciso analisar alguns fatores, fora os estéticos, que são resistência a choques e à umidade, além das possibilidades de acabamento, para que ele fique de acordo com o contexto da ambientação. Rodapés de pedra ou cerâmica são mais resistentes, enquanto rodapés de madeira permitem uma maior variedade de acabamentos, por exemplo. E tudo depende dos outros elementos presentes na decoração, para que material do rodapé não fique perdido e sem sentido.

Os rodapés com um acabamento reto são bem mais modernos, enquanto formas curvas são mais suaves e tradicionais. É importante saber que quanto mais detalhes a peça ter, como frisos ou recorte, mais destacado ficará o rodapé, se você não quer que chame tanto a atenção então irá precisa avaliar isso.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas incríveis para o seu dia a dia. Deixe também seu comentário com as melhores sugestões que você usou na reforma da sua casa.

Share:

0 comentários