Significado dos alimentos mais tradicionais do Natal e Réveillon

O Natal é uma data muito tradicional, para os mais religiosos ela envolve muitas tradições que estão até mesmo na comida. Cada alimento consumido possui um significado importante para quem vai consumir o alimento sendo no Natal ou Réveillon. As tradições estão nas cores de roupa, contagem regressiva, entre outras tradições que são considerados amuletos da sorte para o ano que irá se iniciar.

Além da ceia de Natal que é cheia de significados religiosos, os alimentos comumente consumidos são carregados de significados, o que faz com que as tradições sejam transmitidas por diversas gerações, isso é muito transparente pois várias pessoas muitas vezes só comemoram o Natal por costume e não por ser religioso, e essas pessoas que são menos supersticiosas não deixam de lado os costumes, a fim de garantir bons fluidos. Confira a seguir os alimentos consumidos no Natal e Réveillon e seus respectivos significados.


A lentilha é um alimento muito tradicional nas festas de final de ano, a tradição de consumi-la não é comum somente no Brasil, mas também em diversos países da América do Sul. Ele é muito consumido por estar associado à sorte financeira, já que as sementes são semelhantes a moedas. O hábito de consumir esse alimento surgiu na Itália e foi trazido aos brasileiros pelos imigrantes, e desde então se tornou mais do que tradicional ter esse alimento.

A romã é uma fruta em particular que é símbolo de fertilidade e prosperidade, isso acontece por conta das inúmeras sementes que significam o florescimento, remetendo ao nascimento e à abundância. Para as pessoas mais supersticiosas, é só guardar três sementes da romã secas na carteira, pelo ano inteiro.

O Champanhe é uma bebida muito tradicional para dias de comemoração, essa bebida significa a alegria e abundância, e é por isso que ela é tão consumida nas noite de Natal e Réveillon.

As uvas são alimentos que também são sinais de prosperidade, a tradição que acompanha a muito por diversos anos é de que ao comer doze bagos da fruta, sendo uma para cada mês do ano. E com a cada bago é preciso fazer um pedido, os caroços devem ser guardados na carteira ao longo do ano, essa fruta é associada a conquistas que será possível alcançar no ano que está chegando.

O consumo de algumas carnes é muito tradicional durante o Natal, porém é um pouco diferente no Réveillon, de acordo com a tradição, não é indicado ingerir aves, como peru e frango na noite de passagem de ano. Isso pois segundo a lenda as aves são animais que ciscam para trás e possuem assas, e justamente por isso essas características sugerem que não irá ocorrer um avanço na vida no ano que se inicia, como se fosse uma forma de dizer que esses avanços vão embora com facilidade. As mais indicadas são carnes como boi, porco e cordeiro.

A ingestão de frutas cristalizadas ou secas como pêssego, figo, amêndoas, nozes, avelãs e tâmaras podem também significar sorte e fartura, e é por isso que essas frutas são tão consumidas em receitas e no tradicional panetone. Gostou de aprender um pouco mais sobre essas curiosidades? Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas para a sua noite de Natal.

Tags:

Share:

0 comentários