Renovando as portas de madeira com verniz

Todo material ou item na sua casa merece de um cuidado em especial. Geralmente a madeira tem seus inimigos como o sol, umidade e cupins, mas para isso existe solução, principalmente se a sua porta está com um aspecto amarelado, descascando ou sem brilho, essa é a hora de deixá-la novinha com um bom toque de verniz.

Para te ajudar a deixar a sua casa muito mais bonita acompanhe essas dicas de como envernizar as suas portas de madeira. Mas não se esqueça que é preciso ter um conjunto todos, por isso que manter uma boa pintura na parede com tinta acrílica faz toda a diferença.

Passos a passo:

O primeiro que deve fazer para envernizar uma porta de madeira é proteger o chão. O verniz pode manchar o piso, por isso o ideal é cobrir com lonas ou plásticos que protejam de qualquer resíduo que possa cair. Para envernizar uma porta de madeira você também deve proteger as paredes. O ideal é usar fita adesiva para forrar o exterior ao redor da porta, evitando manchar a tinta da parede ou danificar o papel de parede.

Antes de começar a trabalhar é importante eliminar os rastros de pó que possam haver na área, já que qualquer pelinho ou sujeira pode colar na porta após envernizar, ou pior ainda, cair dentro do verniz. Quando tiver realizado os passos anteriores é hora de começar a preencher. Procure detalhes e imperfeições como buracos na porta que deseja envernizar. Quando os identificar, preencha com massinha de madeira de uma cor similar à do verniz que vai usar.

Quando a massinha estiver seca e dura (pelo menos duas horas) deverá lixar a porta. Lixe a porta toda até que fique uniforme e tenha eliminado restos ou relevos da massinha. Depois limpe com um pano para eliminar os restos de serragem. Para começar a envernizar sua porta de madeira, umedeça um pincel de cerdas naturais na tinta em gel de sua preferência, tire o excesso e comece a pincelar pela borda inferior até a superior em sentido vertical. Repita até cobrir a porta toda com o verniz, tentando não pintar duas vezes uma mesma área para que não fiquem listras na porta. Espere o verniz secar (4 horas).

Lixe novamente a superfície, muito suavemente, e depois comece a envernizar de novo sua porta de madeira. Pode aplicar as demãos que desejar até conseguir a cor que está procurando, no entanto, após aplicar cada camada deverá esperar quatro horas para que seque antes de aplicar uma nova demão, voltando a lixar sempre suavemente e a limpar com um trapo úmido os resíduos da porta. Da mesma forma que você envernizou a porta de madeira, será necessário aplicar o poliuretano, começando por uma ponta até chegar no fim da outra ponta. Deixe secar durante pelo menos seis horas e depois vire a porta para repetir todo o procedimento do outro lado.


Share:

0 comentários