Dicas de como pintar as paredes da sua casa profissionalmente

Hoje em dia muitas pessoas estão recorrendo ao famoso DIY ou simplificando "faça você mesmo", são formas mais simples e fáceis e baratas de decorar ou produzir algo que talvez seja muito caro para comprar já pronto. Muito mais do que objetos de decoração, é possível colocar a mão na massa e assim realizar coisas incríveis dentro de casa. Para os moradores que não têm interesse em contratar profissionais especializados em reformas, é mais do que possível trazer estilo e personalidade para a sua casa, e o melhor de tudo é que para fazer isso não precisa gastar muito. Pintar a casa sozinho é um desses casos: com a atenção devida, é possível fazer uma pintura harmônica e profissional.

Logo após definir a cor a intenção pretendida para cada ambiente da casa, a parte de pintar cada cômodo não é a tarefa mais fácil para ser executada pois é uma tarefa que necessita de muitos cuidados, com diversas etapas para que assim o trabalho saia perfeito e com qualidade. Conheça alguns truques que vão te ajudar e muito nesse processo. 



É possível sim realizar um trabalho de pintura sem a necessidade de contratar uma equipe especializada, porém, é preciso ter em mente que existem passos que necessitam ser seguidos e que dicas e truques dão indispensáveis para a hora de realizar algo que você nunca fez antes.

Para os ambientes com superfícies de alvenaria e ambientes internos, a utilização de tinta acrílica é ideal pois ela possui uma boa lavabilidade. Já para os ambientes externos, é viável optar por tintas com características hidrofílicas, que ajudam e muito no momento da limpeza.

Na hora da pintura dê um intervalo de 4 horas entre a aplicação de uma camada e outra, e não se esqueça de misturar somente a água e tinta que será utilizada no dia, porém se você usar tinta branca com corantes é preciso fazer o preparo todo da tinta e fazer tudo em um único dia, pois a probabilidade de você não conseguir fazer a mesma tonalidade é muito grande.

Observe as orientações descritas no rótulo da embalagem da tinta, pois elas podem mudar de acordo com o tipo de superfície. Para as superfícies de madeira aplique um verniz ou um esmalte, o verniz é um produto que tinge a madeira deixando seus veios à mostra, já o esmalte pinta a superfície sem deixar que os veios apareçam.

Para pinturas em tijolos, telhados ou pedras é importante limpar toda a poeira e outros resíduos para que a aplicação seja efetiva. Em superfícies envernizadas é preciso que se utilize uma lixa até a eliminação total do brilho. Nas superfícies de metal, como portões e janelas, podem ser pintados com esmaltes e para que a pintura dure mais, deve-se aplicar produtos impermeabilizantes, que evitam infiltrações de água nas paredes.

Share:

0 comentários