Climatizador ou ventilador? Tire suas dúvidas e escolha a melhor opção

Para espantar o calor e melhorar a qualidade do ar, é simplesmente normal existir dúvidas para saber qual o equipamento mais indicado para suprir todas as necessidades em dias tão quentes que incomodam muito. O ventilador é um item muito conhecido por todos os brasileiros, mas nem sempre ele é a opção mais econômica e indicada. O climatizador é outra opção que foi sugerido como uma opção alternativa, porém muitos consumidores ficam na dúvida sobre como realmente utilizar.


Dependendo da potência ou do modelo escolhido do ventilador, o aparelho consegue diminuir em até 3ºC a temperatura do ambiente. No geral, ele é a opção mais barata do mercado, além de possuir uma grande variedade de modelos. E é justamente por isso que é importante que você opte por um que resolva a sua necessidade. Os ventiladores de teto conseguem proporcionar um vento fresco a um número maior de pessoas do que os ventiladores de mesa. É possível encontrar modelos que oscilam, abrangendo um espaço maior do que os fixos.

Existem diversas vantagens de ter um aparelho desse, o preço baixo é um dos atrativos, a sua variedade de modelos também é um diferencial, o seu menor consumo de energia também é um diferencial, já que se comparando a um ar condicionado ele não gasta praticamente nada. Porém além de suas vantagens, esse aparelho também possui suas desvantagens como não conseguir umidificar o ambiente, produzindo apenas vento, ele somente ameniza o calor, mas não possui função para refrescar o ambiente, não sendo eficiente em dias de temperaturas bem altas, dependendo da velocidade do aparelho, e vendo pode acabar sendo até mesmo um incômodo.

O climatizador é muito indicado também para grandes ambientes, como comércios e indústrias, justamente por sua capacidade de reduzir a temperatura do local entre 10 e 12 graus. O processo de resfriamento é feito através da evaporação da água a frio, capaz de renovar o ar do ambiente e ainda refrescá-lo e umidifica-lo. Esse aparelho funciona basicamente da seguinte forma: o ar externo é forçado para dentro do ambiente por meio de uma colmeia de celulose molhada, que promove a redução da temperatura e a umidificação do ar.

Esse aparelho também possui vantagens, ele possui um baixo consumo de energia, cerca de 90% menos que o ar condicionado, a umidificação do ar melhora a qualidade do mesmo, sendo indicado para regiões secas, ele possui um baixo custo de manutenção e em muitos modelos é possível utilizar até mesmo a água da chuva, além de não agredir também a camada de ozônio. Nos ambientes industriais e comerciais, eles garantem o bem-estar dos funcionários, que acaba proporcionando um ótimo conforto térmico. Suas desvantagens são a baixa eficiência em regiões muito úmidas, o seu uso não é indicado para locais que necessitam operar com temperaturas muito baixas.

Vendo todas as vantagens e desvantagens você consegue escolher perfeitamente o modelo que irá se adaptar perfeitamente a sua casa. Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e então acompanhe as melhores dicas para a sua casa.

Tags:

Share:

0 comentários