As vantagens de ter ovo na alimentação

Existem diversos alimentos que a algum tempo atrás eram considerados como verdadeiros vilões, com rumores de que ao invés de ter nutrientes bons que vão auxiliar até mesmo na prevenção de doenças, o alimento irá acabar causando alguns malefícios que vão piorar algumas doenças, como o ovo que popularmente foi muito conhecido como o vilão para quem sofre de colesterol alto.

Hoje em dia a quantidade de colesterol consumida na alimentação influencia muito pouco nas taxas de gordura no sangue. Porém, não se pode dizer das gorduras saturadas, que é encontrada nas carnes, no leite e nos derivados integrais, elas são as inimigas da saúde do coração. A concentração de gorduras totais no ovo é de 5 gramas, sendo apenas 1,5 gramas do tipo saturada, ou seja, é um alimento que pode sim ser consumido com frequência.


Muitas pessoas acabam tendo muitas dúvidas com relação a quantidade de ovos que precisam ser consumidas durante a semana. Segundo pesquisas que foram realizadas, o consumo de até sete ovos por semana altera muito pouco as taxas de colesterol, porém é preciso ter alguns cuidados se você tem colesterol alto, e se você está com o colesterol acima do normal, o recomendável é de comer três ovos por semana e nada mais.

E como um ponto positivo o ovo pode auxiliar na perda de peso, isso por conta de sua inúmera quantidade de proteína que ajuda a dar uma sensação de saciedade com uma facilidade bem maior. O ovo também ajuda a tornar a digestão bem mais lenta, atrasando ainda mais a sensação de fome, é recomendável incluir o ovo logo cedo no café da manhã.

É comprovado que o consumo de ovo logo pela manhã deixa quem consome menos voraz ao longo do dia, contribuindo assim para reduzir o total diário de calorias. Porém não vale comer ovo frito, é você pode fazê-lo mexido, poche ou cozido. Escolher o ovo como aquele lanche da tarde ajuda a driblar aquela vontade de comer doce que é bem comum nesse horário. É uma troca certa para quem busca resultados para emagrecer, já que a unidade do ovo com clara e geme possui 70 calorias, assim você consegue chegar até a hora da janta sem estar morrendo de fome.

E para quem faz academia e busca por muitos nutrientes durante o treino o ovo é a opção ideal, isso por conta de seus nutrientes que ajudam a manter o corpo mais firme, auxiliando tanto no crescimento quanto na manutenção dos músculos. Esses benefícios promovidos especialmente pela ação da leucina que é um aminoácido que compõe a proteína da clara. Um ingrediente que é muito usado em suplementos nutricionais para o ganho de músculos, e é por isso que os atletas e praticantes de musculação utilizam tanto esse ingrediente, para emagrecer sem ficar flácida, você também pode acrescentar esse alimento na sua alimentação.

Mas muitas pessoas ainda descartam totalmente a gema, porém é nela que está concentrada a maior parte das vitaminas e dos minerais. Ou seja, é a união das duas partes do ovo que faz esse alimento ficar tão especial. E é claro que somente o ovo não irá te proporcionar os resultados desejados, é preciso ter uma alimentação equilibrada com frutas e verduras, sem deixar de lado os exercícios físicos que são indispensáveis.

Você precisa se alimentar com os ingredientes certos para ter muito mais saúde, evitando até mesmo de doenças só com uma boa alimentação. Gostou das dicas, mas está sem tempo de ir até o supermercado? Não se preocupe, é só pegar o seu celular e procurar um supermercado online e escolher os melhores itens para receber tudo no conforto de sua casa.

Share:

0 comentários