Curiosidades no mundo da costura

Em todo meio profissional ouvimos algumas expressões que nos deixam confusos, afinal só os especialistas e quem está todo dia lidando com esses detalhes entendem perfeitamente sobre o que se trata essa expressão. No universo da costura não é diferente, e muitas iniciantes ficam perdidas, principalmente se estão fazendo pesquisas pela internet, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre isso.

Expressões de costureiras

Direito com direito - O direito do tecido é a parte do tecido que aparecerá na roupa, ou seja, é o contrário do avesso (que fica para dentro da roupa). Quando se diz por exemplo: “una direito com direito do ombro”, você deverá encostar a parte direita do tecido dos ombros uma na outra, sendo que você alfinetará / costurará a peça no carbono que fica no avesso. Ou seja, quando unimos um tecido “direito com direito”, o que fica aparecendo para fora dos dois lados é o avesso.

Rebater - É uma costura que tem como função “assentar” melhor a costura que foi feita entre dois tecidos. Quando colocamos um forro na peça, se simplesmente colocamos e não rebatemos a costura, a parte onde está a costura do forro com a peça fica “fofa” e o forro não fica devidamente “escondido” dentro da peça.

Alinhavar -
Para alinhavar basta passar a agulha Singer com a linha espaçadamente em um tecido unindo um tecido ao outro sem precisar arrematar. O alinhavo é muito útil para unir tecidos antes de costurar com a máquina de costura, ou até para fazer marcações na parte direita do tecido.

Retrocesso - essa é uma costura reforçada para evitar que as costuras se desfaçam, ou seja, quando se chega quase ao final do tecido com a costura (por ex.: unindo uma lateral de um vestido na outra), é importante que a as extremidades dos tecidos esteja reforçada, impedindo que comecem a se desfazer.

Franzir - o franzido normalmente é utilizado para deixar o tecido com aspecto mais fofinho ou com pequenas pregas. Para franzir certa área, basta passar a costura com um ponto mais largo (ponto 4 por exemplo) dos dois lados do carbono (Carbono no meio, costura com franzido a distância de 1 pézinho de máquina pra cima e outra com 1 pézinho de máquina pra baixo). Não fazer retrocesso na costura, pois assim não será possível controlar a intensidade do franzido. Quando franzimos uma parte do tecido, podemos controlar a intensidade deste franzido.

Conseguiu se achar mais nesse mundo da costura? não deixe de acompanhar os diversos detalhes para se manter sempre atualizado, assim você se capacita cada vez mais para ocasiões como defeitos na máquina que você irá conseguir identificar e acionar uma assistência técnica Singer. Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia. 


Share:

0 comentários