Acabando com o mau cheiro do encanamento da sua casa

Todo mundo já deve ter passado por uma situação nada agradável de estar em casa e acabar percebendo que está saindo um cheiro não muito agradável do encanamento da pia, tanque, ralo, entre outros locais. E é para não ter esse desconforto que é preciso se atentar com alguns detalhes para evitar esse desconforto.

É muito importante se atentar a alguns itens como o sifão que é instalado nas saídas do sistema de escoamento de pias e tanques, e tendo como principal função de acumular água no seu interior, evitando assim o retorno do mau cheiro. Por isso, verificar se o sifão está funcionando adequadamente é muito importante.

Uma instalação bem-feita já garante em grande parte o bom funcionamento do dispositivo. Verifique também se os anéis de vedação estão ressacados e se o fecho hídrico, a parte em forma de U, está acumulando água. Lembre-se que isso que vai garantir que o mau cheiro não retorne pela tubulação.



Pontos para se atentar

A caixa sifonada é um item importante, pois ela é a responsável por receber todo o esgoto dos ralos e vasos sanitários e é muito comum que se acumule material orgânico, como cabelo. Por isso, não deixe de fazer uma limpeza mensal para evitar futuros problemas.

A caixa de gordura geralmente é instalada na saída do esgoto da cozinha já que ela funciona como um filtro de gordura, evitando que ocorra entupimentos na tubulação. Quando a caixa não está funcionando corretamente, ela pode liberar mau cheiro. Nesse caso, faça uma inspeção, verifique se há trincas ou fendas, tanto na estrutura da caixa quanto na tampa. Se houver, o equipamento deverá ser substituído. Para um bom funcionamento, você deve limpar a caixa de gordura semestralmente.

Uma vedação malfeita é sinônimo de cheiro desagradável. O espaço entre o vaso sanitário e o chão deve estar totalmente preenchido por rejunte. Verifique também o anel de vedação que se encontra entre a saída do vaso e a tubulação do esgoto. Caso não estejam em bom estado, você deverá substituí-lo.

A caixa de inspeção é a responsável por receber água com menos gordura, como a que vem da área de serviço e do banheiro. A partir da caixa de inspeção, se faz a manutenção da rede de coleta, que deve acontecer anualmente. Tire a tampa do dispositivo e observe se folhas ou detritos estão impedindo o fluxo de água. Se isso estiver ocorrendo, você deverá fazer a limpeza.

Gostou dessas dicas incríveis para a sua casa? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia e para a sua casa. 

Tags:

Share:

0 comentários