Dicas de iniciante para pregar zíper

Uma máquina de costura para um bom profissional faz toda a diferença não é mesmo? Mas, não é só um bom profissional que pode ter essa belezinha, quem está começando na área da costura também pode usufruir de máquinas com funcionalidades básicas, porém que vão ajudar na construção de peças incríveis. E para você que ainda está iniciando e aos poucos adquirindo experiencias, hoje neste post vamos te mostrar um pouco mais de como fazer a aplicação de zíper corretamente.

O zíper é essencial para fazer o fechamento de bolsas, porta-moedas e muito mais. Porém, muitas iniciantes no universo da costura, assim como algumas veteranas, têm muitas dúvidas sobre como pregar zíper corretamente. Saber a forma correta de pregar esse acessório é muito importante, pois garante um bom trabalho e evita tentativas frustradas. Apesar de à primeira vista não parecer, garantimos que a tarefa de pregar zíper é mais simples do que muita gente imagina. Para fazer um bom trabalho, basta conhecer alguns segredinhos básicos que podem facilitar essa etapa da costura.


Resultado de imagem para costurando ziper

Passo a passo para aplicação

Antes de fazer a aplicação, teste o zíper. Abra e feche o zíper para verificar se ele está funcionando perfeitamente. Descobrir somente após a costura que o zíper está estragado é decepcionante. Se o zíper for feito de materiais naturais, como o algodão, lave-o antes de usar – sempre fechado. A pré-lavagem evita que ele encolha depois de costurado na peça. Mas, caso seu zíper seja de materiais sintéticos, como é o caso da maioria, essa etapa não é necessária.

Não se esqueça também de passar o zíper dos dois lados com o ferro de passar. Use a temperatura baixa para não queimar o tecido e para evitar derreter os dentes do zíper, caso sejam de plástico. Essa etapa é importante para remover possíveis dobras e vincos.

1. Passe cola em bastão no tecido da frente do zíper. Não aplique cola nos dentes! 

Dica: Apesar de o método da cola ser muito eficaz para segurar o zíper no lugar antes da costura definitiva, ele não é indicado para tecidos muito finos. Nesse caso, o mais indicado é usar o pesponto ou alinhavo – costura com pontos largos e com a linha frouxa.

2. Posicione o zíper com cola sobre a parte de dentro do tecido costurado e com abas medindo cerca de 2 cm. Alinhe os dentes do zíper com a costura.

3. Pressione o ferro em temperatura baixa sobre o zíper. Esse segredinho vai garantir que o zíper fique retinho no momento da costura com a máquina Singer.
Dica: Se o seu ferro for muito quente, coloque uma fralda de pano entre o zíper e o ferro para reduzir o calor.

4. Vire o tecido para o lado direito e faça a costura reta em uma das abas do zíper. Desça até a parte inferior, após a parte metálica.

5. Depois de traçar a primeira linha, faça uma costura menor, na horizontal, para prender o final do zíper. Depois, suba a costura fazendo um traço vertical também do outro lado. Por fim, costure uma linha no topo do zíper. O objetivo é formar um retângulo.

Dica: Cuidado para não passar a agulha por cima do quadradinho metálico – parte inferior do zíper. Caso isso aconteça, ela pode vir a quebrar. Um truque é marcar um traço com um lápis logo abaixo dessa pecinha para guiar a costura e evitar surpresas.

6. Para descobrir o zíper, basta desfazer a costura central delicadamente.

Como você viu, basta unir as duas partes do tecido com uma costura linear simples e costurar o zíper rente a ela. Depois, é preciso desfazer a costura central para acessar o zíper.

Viu só que incrível? Com essas dicas você vai ter muita facilidade e conseguir fazer aplicações em um tempo mais reduzido. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis e essenciais para o seu dia a dia.

Share:

0 comentários