Cortinas ou persianas? A melhor opção para o seu quarto e sala

Depois da reforma e decoração é um item muito importante para todos os ambientes, afinal a boa decoração está diretamente ligada ao conforto e praticidade do dia a dia de todos no ambiente. E dentro de todos os itens que precisam ser escolhidos, escolher uma cortina ou persianas é muito importante, e faz toda a diferença no ambiente.

A decisão entre cortina e persiana deve passar por critérios de funcionalidade, praticidade e conforto, principalmente em ambientes como sala e quarto que são ambientes da casa mais ocupados pelos moradores. Sabendo quais são as dúvidas mais comuns, hoje mostraremos neste post as principais diferenças entre os dois produtos, vantagens, desvantagens e, para completar, damos dicas para não errar na escolha da cortina ou da persiana para janela. No final, é só escolher o modelo e partir para a instalação!

Cortina x Persiana

A primeira diferença entre esses dois itens é que a cortina é um acessório mais clássico, enquanto a persiana possui um ar moderno ao ambiente. As cortinas saem na frente quanto ao visual. Em contrapartida, perdem para persianas quando o tópico é praticidade. Quem tem crianças ou animais em casa, por exemplo, provavelmente terá um gasto grande de energia e dinheiro para manter cortinas sempre limpas – visto que, quase sempre, elas precisam ser enviadas a uma lavanderia para higienização.

Apesar disso, ter uma cortina na janela é um ótimo artifício para tornar um ambiente mais aconchegante. Por outro lado, quem preza por comodidade pode apostar em persianas automatizadas e minimizar bastante o esforço de regular a entrada da luz na casa. Na hora de escolher, é importante pesar quais características atendem melhor às suas necessidades. Algumas pessoas optam por cortinas na sala e, pela facilidade de limpeza, elegem persianas para os quartos; outras, apostam no combo persiana + cortina, o que dá um resultado bem diferente em termos decorativos.

É possível encontrar no mercado as cortinas lisas ou estampadas, com tecidos leves ou mais pesados. Os modelos mais longos ajudam a proporcionar uma sensação de amplitude vertical e, quanto mais para cima forem instaladas, melhor ainda. Os tecidos mais comuns para cortinas de sala e quarto são algodão, poliéster, seda, voil e linho, sendo que cada um deles permite a entrada de luz e ar em uma intensidade diferente. É ideal considerar o clima predominante e também o uso do cômodo no dia a dia. Tecidos mais finos, como o voil (cortinas translúcidas) deixam o ambiente bem claro. Caso a ideia seja evitar um pouco a luz, eles podem ser combinados com outros tipos de cortina (inclusive com modelos de blackout, que são os que mais escurecem o ambiente). 

Gostou de saber um pouco mais sobre esses materiais? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia e para sua reforma ou decoração.

Share:

0 comentários