Chocolate fracionado: saiba como usá-lo

Não é novidade para ninguém que existe uma variedade grande de chocolates no mercado, porém, cada chocolate pode ajudar e muito em determinadas receitas, é só aprender um pouco mais sobre cada tipo de chocolate, assim você irá conseguir fazer as melhores receitas para épocas muito especiais como a páscoa que não pode faltar o chocolate não é mesmo?

O mercado usa as seguintes terminologias para designar as coberturas de chocolates: chocolate puro, chocolate fracionado e chocolate hidrogenado. Cada tipo de chocolate atenderá uma função na cozinha, e para te ajudar a entender mais, acompanhe abaixo a diferença de cada tipo de cobertura de chocolate.

Chocolate puro

As leis brasileiras determinam que para ser considerado chocolate, é preciso ter 25% cacau. Esse é o chocolate puro, chamado de verdadeiro chocolate. É o mais saboroso e possui mais qualidade. Os outros tipos (fracionado/hidrogenado) são, na realidade, coberturas de chocolate. Para trabalhar com o chocolate puro e para se obter brilho e textura, é preciso usar a técnica de temperagem (ou choque térmico). 

Chocolate fracionado (cobertura)

É considerado inferior ao chocolate puro, menos saboroso e possui menos qualidade. Esse tipo de chocolate possui adição de gordura vegetal. Geralmente, óleo de palma. A textura é mais macia que o chocolate puro e mais aveludada que o chocolate hidrogenado. Não precisa passar pelo processo de temperagem. É indicado para banhar bombons, para fazer casquinhas de chocolate, banhar pão de mel e outros tipos de decoração. Não é indicado para fazer trufas porque o sabor é muito inferior ao chocolate puro. 

Chocolate hidrogenado (cobertura)

Esse é o pior de todos em termos de qualidade e de sabor. É o mais barato também. É indicado para moldar e rechear. Possui gordura vegetal e mais quantidade de gordura total. A gordura vegetal é da soja. Esse é aquele que as pessoas chamam de “chocolate parafinado”, “chocolate com gosto de manteiga”. Ou seja, chocolate classificado de forma geral como ruim, com gosto ruim, inferior. Os especialistas em confeitaria defendem que quem vai fazer um produto com qualidade deve evitar totalmente esse tipo de chocolate. Além disso, há rumores que esse tipo de chocolate faz muito mal para a saúde.

Agora que você já sabe qual o chocolate certo para preparar delicias, aproveite a chegada da páscoa e produza diversas delícias que vão te ajudar a faturar bem mais nessa época do ano. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis e saborosas para o seu dia a dia.

Share:

0 comentários