Aprenda a temperar chocolate para fazer ovos de páscoa

Quem quer inovar e fazer ovos de páscoa é preciso ter aquela força de vontade e paciência, pois para ter um final saboroso, é preciso usar de algumas técnicas como a têmpera do chocolate, sendo um passo indispensável para quem deseja produzir chocolates macios e brilhoso.

O que acontece na verdade é um processo físico que consiste na solidificação rápida do material, ou seja, o chocolate que estava em seu estado sólido é colocado no estado líquido. E, então a temperatura é abaixada rapidamente para que o chocolate volte a ser sólido. O processo de diminuição da temperatura é bem rápido, para que assim os grãos cristalinos do chocolate fiquem bem pequenos, pois quanto menores eles ficarem, mais eles se organizarão em uma estrutura alinhada e assim o chocolate ficará em moldes, independente de qual você usar.

Quando por algum motivo a têmpera do chocolate não é bem realizada, ele não conseguirá ficar nos moldes no qual você colocou, pois, os seus grãos estão muito grandes, não conseguindo se organizar e não dando liga no chocolate, é possível observar isso quando os seus dedos ficam com chocolate com muita facilidade.

Para temperar o chocolate ao leite, é preciso que você aqueça esse chocolate até por volta dos 48ºC e depois é preciso abaixar a sua temperatura rapidamente para em torno de 29ºC. Para temperar o chocolate branco, é preciso que você aqueça esse chocolate até por volta dos 45ºC e depois é preciso abaixar a sua temperatura rapidamente para em torno de 28ºC. Para temperar o chocolate meio amargo, é preciso que você aqueça esse chocolate até por volta dos 48ºC e depois é preciso abaixar a sua temperatura rapidamente para em torno de 31ºC.

Como nós estamos falando de temperaturas é bom utilizar um termômetro para averiguar essas temperaturas, assim você garante a temperatura certa para o seu chocolate.

Quando estamos temperando um chocolate e não temos termômetro, nós podemos usar da definição acima de temperatura para estimar a temperatura do chocolate.

O corpo humano possui a temperatura média de 36ºC. O chocolate derretido tem por volta dos 40ºC, isto é, se você colocar esse chocolate nos lábios, você vai ter a leve sensação de quente. E o chocolate temperado deve estar em uma temperatura média de 28 a 32ºC. Como a sua temperatura é inferior à sua temperatura corporal, você vai sentir que o chocolate está levemente gelado. Se você sentiu essa sensação, ele deve estar temperado. Se você sentiu que ele está quente, alguma coisa pode estar errado e é melhor que você refaça a sua têmpera.

O melhor local para fazer esse teste de temperatura é nos lábios. Por uma simples razão, os lábios são muito sensíveis. Com facilidade você conseguirá sentir a sensação do quente ou do gelado. Assim você consegue garantir os melhores e mais saborosos ovos de páscoa


Share:

0 comentários