Aprenda a incluir o chocolate na sua alimentação

Você não precisa obrigatoriamente comer uma caixa de bombom inteira para contar com os benefícios que o chocolate proporciona para a saúde. Consumir cerca de 30g da versão composta por, no mínimo, 70% cacau é o suficiente para adoçar a vida e obter doses diárias de flavonoides, antioxidantes e polifenóis que fazem bem para a saúde.

O chocolate pode sim ser muito benéfico para a saúde, porém é preciso ter controle para que não saia do controle e sua dieta não desande totalmente. Veja neste post bons motivos que foram comprovados cientificamente para comer chocolate todos os dias.

Muitas pessoas afirmam com toda certeza que o chocolate ajuda no surgimento de acne, mas, excluindo os casos especiais, como pessoas que apresentam alergias ou intolerância à lactose e glúten, não há nenhuma comprovação científica sobre os malefícios que o chocolate pode causar à pele. A acne pode ser provocada por uma dieta rica em carboidratos de alto índice glicêmico, como doces, pães e biscoitos, que tendem a gerar uma alteração na resistência do organismo à insulina, podendo causar o aparecimento de espinhas, por isso é tão importante manter uma dieta equilibrada para evitar isso. 

O chocolate também ajuda a estimular a liberação de serotonina e dopamina, neurotransmissores que costumam apresentar alterações no período pré-menstrual da mulher, provocando cansaço, ansiedade e tristeza. Os benefícios acabam estimulando o consumo do doce neste período de forma instintiva, é por isso que é preciso ter controle para não acabar exagerando no consumo do chocolate, principalmente em épocas como a páscoa.

Mas é muito importante ter conhecimento de que não é qualquer tipo de chocolate que promove benefícios para a saúde. O ideal mesmo é consumir, diariamente cerca de 30 gramas de chocolate do tipo amargo, com uma concentração de 50 a 70% de cacau. O doce comum, ao leite, possui maior teor de gordura e deve ser consumido apenas ocasionalmente.

O chocolate dentre tantos que não fazem nada bem para a saúde, já que ele é produzido através de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, como leite e açúcar. E como ele não possui massa de cacau, ele não contém as propriedades encontradas no chocolate preto amargo ou meio amargo. Ele é muito calórico e rico em gordura saturada, por isso se você está fazendo dieta, passe longe desse chocolate.

Chocolates como da linha bendito cacao atua na redução da concentração de proteína- reativa no sangue quando comparados aqueles que não consomem o doce. A proteína C reativa é considerada um marcador para inflamações, ou seja, quanto menos concentração no organismo, menores as chances de desenvolver um processo inflamatório.

O chocolate também pode melhorar a memória e as funções motoras. Incrível não é mesmo a quantidade de benefícios que esse item tão apreciado pode proporcionar para a saúde. Antes de tudo é preciso dosar a quantidade certa para o dia a dia para não ter exageros e manter a saúde em dia. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas importantes para a sua alimentação e para o seu dia a dia.

Share:

0 comentários