O rodapé certo para combinar com o seu revestimento

O rodapé é um item que muitas pessoas podem acabar nem reparando, mas a diferença que ele faz no ambiente é muito grande, podendo fazer muita falta no caso da ausência dele. O rodapé foi criado para dar acabamento e finalização nos pisos e, de certa forma, dar proteção para as paredes, para a pintura em especifico, ele também ajuda a disfarçar algumas imperfeições ou irregularidades no piso.

Como o mercado está sempre disposto a inovar e vender mais, é possível encontrar diversos tipos de rodapés, e para te ajudar a entender um pouco mais sobre as opções de porcelanato, mármores ou pedras, de madeira ou de polietileno, vamos te explicar um pouco sobre cada um, para que assim você consiga decidir qual o melhor acabamento de piso escolher para sua casa.


Porcelanato

Geralmente quando se compra o piso de porcelanato algumas marcas disponibilizam a opção de compra de rodapé, e outras não. É muito importante avaliar isso antes de comprar o revestimento, principalmente se o seu objetivo é de instalar o rodapé com o mesmo material do piso. Geralmente o rodapé de porcelanato possui uma altura padrão que vai de 6 a 8 cm, com um acabamento boleado que é arredondado na sua superfície superior, o que acaba facilitando e muito a limpeza. A largura do rodapé deve obrigatoriamente acompanhar a largura do piso, por isso é preciso se atentar.

Improviso 

O brasileiro tem uma fama de sempre dar um jeitinho quando surge alguma situação, e para economizar um pouco mais na obra muitas pessoas improvisam rodapés que são feitos do próprio material cerâmico do piso. No caso o pedreiro corta o piso em tiras e fazem dessas o próprio acabamento de rodapé.

É possível fazer isso com diversos tipos de materiais do tipo cerâmica. Apesar de baratear custos, além de acumular poeira na parte superior cortada reta e que fica exposta, esta pode ficar de uma cor diferente do piso pois quando cortada, mostrará a cor do "miolo" da cerâmica original, o que fica em alguns casos, não agrada visualmente.

Granito ou mármore 

Esses materiais possuem uma durabilidade muito grande, esse tipo de rodapé deve ser adquirido junto com o piso, o que irá permitir desenhos mais elaborados. Mas é preciso ter cuidados, pois o piso e rodapé deve ser adquirido do mesmo fabricante, isso por conta de que cada marmoraria trabalha com um lote e uma pedreira diferente, e as diferenças de tonalidade podem ser bem gritantes, mesmo se for o mesmo tipo de pedra.

Geralmente o padrão de tamanho é 7 cm, mas você pode fazer em qualquer altura sob encomenda e com os detalhes que preferir. Se você comprou um piso cerâmico e o mesmo não vem com rodapé, pode-se optar por um mármore de cor clara como opção.

Madeira e MDF 

Os rodapés desse estilo são bem tradicionais. Se você compra um taco ou um piso de madeira convencional geralmente estes vêm com uma opção de rodapé. Curupira, Imbuia, tabaco, ipê, etc. O aconselhável é usar o rodapé na cor e no tipo da madeira.

Se você adquiriu um piso laminado (aqueles que imitam madeira e tem um custo mais baixo no mercado) eles vêm com um acabamento de rodapé embutido no preço. O rodapé que sai de graça é na realidade um acabamento de 3 ou 4 cm. Se você quiser um de altura maior, deverá especificar isso para o vendedor e ele recalculará o valor. Se a sua intenção for comprar rodapés de madeira para pintar de branco, opte pelos de MDF eles possuem os melhores cortes e são mais fáceis de pintar. 

Poliestireno

Geralmente esse tipo de material é o queridinho dos arquitetos e decoradores. Ele é um tipo de rodapé que é compatível com ambientes úmidos como lavabo, pois mesmo que se lave com balde de água, não empena nem mofa. Esse tipo de revestimento já vem na cor branca e não necessita de pinturas. Para os mais perfeccionistas é possível passar massa corrida entre as juntas e mandar pintar, assim fica mais perfeito ainda.

O rodapé não é um item obrigatório, ele ajuda sim na finalização entre a junção de piso e parede, mas existem casos e casos, e é por isso que em alguns casos ele pode se tornar dispensável. Porém, é importante não se esquecer de que na ausência de rodapés, a limpeza do piso com água ou outros materiais químicos pode acabar danificando ou descascando com o tempo a parede com o acabamento em pintura.

Mas se você do mesmo jeito quer essa peça indispensável de acabamento do piso, não fique preso na ideia de que o rodapé precisa estar na mesma cor do piso, pois o rodapé branco é uma tendência e totalmente compatível com os mais diversos pisos como os de madeira (até escura), porcelanato, cimento queimado ou (quase) todos outros materiais.

Share:

0 comentários