Economizando no assentamento de pisos e revestimentos

É natural que os revestimentos com o tempo sofram desgastes, e como as tendências em pisos e acabamentos mudam com tanta frequência, a vontade de mudar aumenta mais ainda, afinal quem não que um revestimento novo que vai deixar o ambiente mais bonito não é mesmo? Mas só de pensar na sujeira e no trabalho que dá tirar os pisos e instalar os novos, já dá uma vontade de não fazer nada, mas existe uma solução, pois é possível fazer o assentamento de piso sobre piso, evitando assim transtornos e garantindo assim um bom resultado.

Muitas pessoas ficam com muitas dúvidas, e isso é totalmente normal por não ser algo normal de se executar. Mas é algo que vale a pena considerar, afinal ao escolher o assentamento de piso sobre piso, os custos de obra diminuem consideravelmente, já que não é necessário contratar o serviço de demolição e descarte de entulho, vale ressaltar também o tempo de reforma que diminui consideravelmente. É possível assentar sobre o piso cerâmico uma outra opção de cerâmica/porcelanato, pisos vinílicos, laminado de madeira ou pisos de madeira natural. Veja as recomendações para cada situação.


Cerâmica sobre cerâmica

Realizar o assentamento de porcelanato sobre cerâmica é uma maneira mais em conta de proporcional ao ambiente uma cara nova, deixando o ambiente com um diferencial muito grande. Essa é um tipo de obra bastante procurada por quem está fazendo reforma, pois a praticidade na hora da instalação é algo que chama atenção. Mas antes de começar a fazer isso, confira alguns passos necessários para avaliar.

– Verifique se todo o piso antigo está bem assentado e não está solto, o que pode ser sinal de infiltração que precisa de tratamento antes de assentar um novo revestimento.

– Em seguida observe o nível de sujeira que está aderido e faça uma limpeza profunda com detergentes profissionais que removam a gordura.

– Tire uma das peças do piso antigo e observe o substrato do contra piso, se está íntegro e não esfarelado.

-Inserir impreterivelmente as juntas de movimentação previstas na NBR 13753 e 13754. Os espaçamentos devem ser preenchidos com material elástico como mastique a base de poliuretano.

– Lembre-se que na compatibilização com o ambiente terá um aumento de alguns milímetros dependendo da escolha do produto. O mercado tem revestimentos de 3 mm, o que ajuda neste sentido.

– Para a escolha das argamassas colantes adequadas, deve-se recorrer a ficha técnica do fabricante, que inclusive, em linhas gerais, faz alusão a esta especificidade no nome, citando o termo “para sobreposição”. A aplicação segue os procedimentos similares ao assentamento convencional. 

Piso vinílico sobre cerâmica

O piso vinílico é uma opção que está ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente por pessoas que amam ambientes com aspecto de madeira, e quer praticidade na hora da limpeza. O ideal para aplicação é optar por um piso de 5 mm, assim é possível evitar que o rejuntamento do piso cerâmico seja evidenciado na nova superfície.

Se, no entanto, a opção for pelos pisos vinílicos de menor espessura, a colocação adequada, segundo normas de qualidade dos fabricantes, depende da regularização do contra piso. Tendo isso, basta fazer a colagem e a mudança do visual está feita. 

Laminado de madeira sobre cerâmica

Se o piso cerâmico estiver bem assentado e nivelado, a instalação do piso laminados é simples. As marcas que comercializam essas peças trabalham com mantas que são dispostas antes da colocação e fazem a proteção contra a umidade. É recomendável que se use os modelos “click” que são encaixados em sistema macho-fêmea e não estragam em uma futura remoção, além de poder ser reinstalado em outro ambiente ou imóvel.

Para deixar o acabamento ainda mais bonito, escolha por rodapés que vão deixar o acabamento ainda mais bonito. Existem diversas opções que combinam com os revestimentos e até mesmo as opções que contrastam e deixam o ambiente com um diferencial e tanto.

Share:

0 comentários