A importância do oxímetro
O oxímetro, aparelho usado para medir a quantidade de oxigênio que o sangue transporta pelo corpo, é indispensável para os médicos — especialmente os que ficam em emergência e pneumologistas. O aparelho auxilia na aferição do nível de oxigênio sem a necessidade de puncionar o paciente com agulhas. Além de ser a forma mais rápida para medir a saturação e tomar as devidas providências.
Pra todo médico ou estudante de áreas relacionadas a saúde, ter um kit médico em casa é indispensável. Oxímetro, lanterna clínica, dermatoscópio, estetoscópio e otoscópios são aparelhos fundamentais e que podem ser usados em diversas ocasiões. Ser prevenido(a) e possuir um bom kit médico em casa nunca é demais; até porque nunca se sabe quando, onde e como uma emergência pode surgir.
Dicas rápidas de primeiros socorros
Importante tanto para os profissionais da área da saúde, tanto a civis, saber como agir em momentos onde os primeiros socorros são necessários é fundamental.
Primeiramente é preciso manter a calma e ligar para a emergência; e, enquanto o socorro adequado não chega, o ideal é manter a vítima em um local seguro. Verificar se há algo impedindo a passagem de ar também é necessário.
Apesar de querer ajudar, pessoas que não são treinadas para isso não podem fazer muita coisa. Na maioria das vezes, apenas médicos e socorristas podem lidar com essa situação. Porém, não se esqueça de manter a calma e relatar tudo que ocorreu quando o socorro chegar; alguns detalhes são cruciais para médicos e bombeiros.
Você sabe como usar um oxímetro?
A oximetria é um procedimento simples e não invasivo que é usado para medir a saturação de oxigênio no sangue — o ideal é que os níveis estejam sempre acima de 90%. Como o oxímetro funciona absorvendo a luz da hemoglobina e a pulsação do fluxo sanguíneo nas artérias, é ideal que não haja nada que possa absorver a luz, como sangue seco e esmalte.
Apesar da medição poder ser feita através do lóbulo da orelha ou testa, o ideal, é colocar o oxímetro no dedo do paciente. Enquanto ocorre a medição, é necessário que a mão permaneça relaxada — de preferência em repouso na altura do coração — para que a medição seja correta. Feito isso, é só analisar o nível da saturação; acima de 90% é considerado normal, porém, se a leitura estiver abaixo desse valor, é preciso buscar cuidados médicos.
0 comentários