As meias de compressão ajudam a potencializar o seu treino, você sabia?
Antes de começar a falar sobre o como as meias de compressão te ajudam na hora dos treinos, principalmente os que exigem esforço dos músculos da perna como futebol e corrida, vamos à alguns mitos e verdades sobre elas!
Existem modelos específicos para homens e mulheres - VERDADE
As diferenças vão, é claro, só até as diferenças estéticas. As meias de compressão masculinas são feitas com design específico para o uso em escritório, assim como as meias sociais. Já as meias femininas são mais sutis, elas são fabricadas pensando sempre no conforto e estilo que a mulher terá ao usá-las. Mas as diferenças são só essas pois, as compressões de ambas vão de suave à extra compressão.
Não há como impedir problemas circulatórios, que causam varizes, com meias de compressão - MITO
Além do uso contínuo das meias de compressão, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios com regularidade e não ser fumante são hábitos fundamentais para que o sistema circulatório funcione sempre em sua melhor capacidade, evitando futuros problemas vasculares.
Grávidas devem usar as meias de compressão para evitar problemas de má circulação – VERDADE
Durante a gravidez o volume de sangue no organismo aumenta e, com o crescimento do útero, a pressão nas veias da região pélvica tendem a aumentar e consequentemente, aumenta a pressão na região das pernas que podem sobrecarregar e causar problemas circulatórios. O uso da meia de compressão nessa época ajuda a melhorar a circulação sanguínea na região das pernas e diminuindo o risco de futuros problemas.
Qualquer tipo de meia auxilia em problemas de circulação - MITO
APENAS meias de compressão tem a capacidade de auxiliar no tratamento e prevenção de problemas circulatórios. Meias comuns servem apenas para conforto dos pés os calçados em que ela é necessária.
Ok, dito isso, podemos ir ao assunto em questão!
Diferentes das meias comuns, meias compressivas servem, como o próprio nome diz, para gerarem uma compressão nas pernas de forma específica. Esta compressão costuma ser maior que a das meias comuns e tem como objetivo melhorar a força e a resistência muscular das pernas, reduzindo o risco de lesões e melhorando a performance.
As fibras elásticas dessas meias funcionam como um tipo de contenção, evitando que o músculo oscile, ou vibre demais. Pode parecer estranho, mas tudo isso faz sentido! A compressão da meia é de total ajuda quando atividades como corrida e caminhada são realizadas. Ou seja, com o uso das meias, o músculo oscila menos, vibra menos e precisa se adaptar menos, e, assim, se cansará menos — proporcionando mais rendimento ao seu treino.
Além das meias de compressão, outro item que ajuda muito, principalmente no pós treino, são os massageadores. Massageadores, principalmente os portáteis, são uma mão na roda pra quem sofre de dor localizada, tensão em excesso ou quer relaxar no meio de um dia estressante.
0 comentários