Dicas para facilitar a costura

A costura é algo em particular que exige muita habilidade e concentração. Para quem tem prática e faz isso no dia a dia, o tempo em frente a máquina de costura ajuda e muito a aprimorar as técnicas e a tranquilizar no dia a dia. Porém, para quem não domina todas as técnicas, e não tem paciência de aprender com os erros, fica mais difícil de conseguir fazer peças bonitas e versáteis para o dia a dia, por isso é importante, acima de tudo manter a calma e ter muita paciência para aprender.

Acontece muito dos aprendizes de costura desistirem no meio do caminho pelo simples fato de se depararem com as dificuldades que são normais logo no início das atividades. A fim de facilitar mais ainda isso tudo, hoje vamos te dar algumas dicas importantes, assim você conseguirá costurar com mais facilidade e se sentirá cada vez mais inspirado para fazer mais e mais peças. 


Dicas de costura

Para fazer bainhas com mais facilidade, faça um molde para facilitar esse processo. Use um cartão e marque-o com a régua, com as medidas que geralmente está habituado a fazer essas bainhas. Depois, posicionando a peça de roupa, ou tecido, que necessita da bainha, faça a dobra do tamanho que quiser e passe com o ferro quente para vincar, simples não é mesmo? Não deixe de testar na sua máquina de costura.

Boa parte das roupas possuem botões, que são itens essenciais, que ajudam a deixas as peças muito mais bonitas e sofisticadas. Porém, pregá-los na roupa manualmente leva muito tempo e não é a tarefa melhor e mais divertida que existe no mundo da costura. Use a máquina de costura para cosê-los, assim sua peça vai ficar mais segura e por mais tempo.

Muitas costureiras, principalmente as iniciantes ficam com muita dificuldade na hora de passar a linha na cabeça da agulha Singer. Em casos de pessoas que tem dificuldades para enxergar fica muito mais difícil. Porém, é possível fazer alguns truques que vão ajudar a tornar essa tarefa mais simples, por exemplo, use um pouco de laca para cabelos no ponta da linha, que vai torná-la mais dura e muito mais fácil de passar no buraco.

Muitas costureiras acabam optando por usar carretéis muito pequenos, e isso acaba atrapalhando muito o processo de costura, afinal é preciso ficar parando a costura para poder trocar a linha, por isso aposte em um carretel bem maior, assim você garante um trabalho melhor desenvolvido. Se não couberem no pino a nossa dica é usar uma caneca e pô-lo lá dentro, funciona muito bem. É só posicionar a caneca com o cone perto da máquina, e prenda a ponta da linha normalmente à máquina de costura.

Ponha elásticos na base da sua máquina para não deixar passar os limites da costura, sem que necessite de estar a riscar os tecidos. Para aumentar e diminuir os limites da costura que está a executar só precisa de mover os elásticos pela base da máquina.

Para um atelier de costura organizado, recicle os separadores de dedos da pedicure e dê-lhe uma nova vida. Use-os para encaixar os vários carretéis que usa na sua costura. Assim não vão ficar espalhados e pode até organizá-los por cores, sabendo sempre onde estão.

Não se esqueça que sua máquina de costura precisa ter muito cuidado, por isso sempre que necessário procure uma assistência técnica Singer para que um profissional possa ajeitar a sua máquina te permitindo produzir cada vez mais e com qualidade. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia.

Share:

0 comentários