Os diferentes significados da Páscoa

A páscoa é uma celebração tradicional cristã que é comemorada anualmente ao domingo, que é conhecido como o domingo de Páscoa. A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa "passagem", que é uma referência ao episódio de libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, narrado no velho testamento da Bíblia Sagrada, sendo considerada também uma das mais importantes festas cristãs, assim como o Natal.

A páscoa é uma comemoração que não possui data fixa para acontecer, isso irá depender do ano, e como norma essa comemoração costuma acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa marca o fim da chamada Semana Santa, composta pelo Domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que marca a morte de Cristo na cruz), e o Sábado de Aleluia (a vigília dos fiéis a espera pela ressurreição do Messias).

Dentre todas as tradições essas comemorações são rodeadas de símbolos característicos para essa celebração, símbolos esses que são reconhecidos no mundo todo, conheça abaixo:

  • Coelho da Páscoa; 
  • Ovo de Páscoa feito de chocolate; 
  • Cruz da ressurreição; 
  • Cordeiro; 
  • Pão e vinho; 
  • Círio pascal.

A Páscoa também é celebrada pela religião judaica, durante 8 dias, onde se comemora o êxodo dos israelitas no Egito, da escravidão para a liberdade, e também é um ritual de passagem. Originalmente, a Páscoa judaica é conhecida por Pessach. A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, na Velho Testamento da Bíblia.

Com diferentes comemorações acreditando ou não, o que realmente importa é a união com família e amigos, é usar a parte boa de tudo isso que é a parte de se unir e buscar pensar nas coisas boas e como devemos recomeçar sempre que for necessário. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas e curiosidades incríveis.



Share:

0 comentários