Conheça a diversidade de persianas para deixar sua casa muito mais bonita

Todo ambiente precisa de itens essenciais para decoração, e assim como as cortinas, as persianas são muito importantes, já que têm a função de equilibrar ou vedar a luminosidade, conservando a privacidade do ambiente como objetivo principal. Alguns modelos permitem um controle mais preciso, podendo ser controladas por painel na parede, controle remoto ou até mesmo pelo computador, dependendo muito da escolha.

As persianas horizontais são as mais escolhidas na hora de decorar um ambiente. Podem ser formadas por lâminas metálicas, de madeira, PVC ou tecido. Elas não vedam totalmente a claridade (como os blecautes), e por isso deixam que a ventilação circule dentro do local. Elas são indicadas para uso residencial e comercial, as persianas verticais também caem bem em qualquer espaço. Dão a sensação de pé direito maior, especialmente em ambientes menores ou mais fechados, mas não é somente esse modelo, você encontra diversos modelos no mercado, acompanhe a descrição de cada modelo para escolher e melhor para sua casa. 


Tipos de persianas

É possível encontrar as persianas do tipo rolô, que funcionam como painéis que, quando recolhidos, ficam enrolados. Esse tipo de persiana possui um visual muito mais limpo e prático. Os materiais mais utilizados são a tela solar – que controla o calor e filtra os raios UV sem impedir a entrada de luz natural ou ventilação – e o vinil (ideal para quartos, pois veda quase completamente a iluminação do ambiente quando fechadas).

Os modelos denominados romanas possuem um visual mais clássico e com um design muito interessante, já que se dobram à medida em que são suspensas. Elas podem ser facilmente combinadas com qualquer tipo de decoração. Além de tecidos nobres, como seda ou fibras naturais, podem ser de madeira, blackouts (blecaute, em português) ou tela solar. Para cozinhas e áreas de serviço, por exemplo, não se recomenda persianas romanas de tecido, para evitar o acúmulo de sujeira e gordura.

O painel é uma solução e tanto para os grandes espaços e vãos de passagem. Verticais, possuem inúmeras opções de abertura e recolhimento. O trilho superior é praticamente imperceptível, proporcionando um visual clean ao ambiente quando esse tipo é escolhido. Apesar de menos utilizados, os painéis são persianas versáteis e se aplicam a todos os estilos de decoração.

O tipo double vision proporciona uma visão dupla do ambiente, pois alternam entre faixas horizontais translúcidas e opacas. Garantem privacidade e bloqueio da luz solar sem perda da visão exterior e dão um toque de elegância ao ambiente.

Além disso, a cortina celular proporciona conforto térmico e acústico. Seu design é inspirado nas células de uma colmeia, oferecendo proteção contra os raios UV. Possui ainda propriedade antiestática, que reduz o acúmulo de poeira. São indicadas para instalações dentro de vãos, porque se enquadram perfeitamente dentro de espaços limitados. Disponíveis em tecidos translúcidos e blackout. Esse modelo é o mais caro da categoria e não é tão utilizado hoje em dia.

Esses modelos ficam perfeitos e se encaixam perfeitamente na decoração da sua casa, procure por combinar com pisos e revestimentos e também procure por adicionar objetos como quadros decorativos com cores que vão combinar com todos os itens dos cômodos. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para sua casa e seu dia a dia.

Share:

0 comentários