A melhor forma de escolher um ovo de páscoa para seu filho


A páscoa é um momento muito esperado pelos adultos e principalmente pela criançada que simplesmente ama o chocolate e sem dúvidas aqueles brinquedos incríveis que servem para chamar mais atenção das crianças, impulsionando assim as compras, afinal que pai resiste ao pedido de um pequeno não é mesmo?

Nessa época do ano muitas crianças ganham até 5, 7 ou até mesmo 10 ovos de páscoa, e isso é uma quantidade muito alta para uma criança. A variedade de chocolate no mercado é muito grande, é possível encontrar opções como chocolate ao leite, branco, meio amargo e amargo, mas sabemos que os escolhidos são sempre os mais doces como o chocolate branco e ao leite, mas será que essa é a melhor opção para os pequenos?


A resposta para o melhor ovo de páscoa infantil está na porcentagem de cacau em cada chocolate. Sendo assim, quanto maior a porcentagem de cacau ou massa de cacau, maior serão os benefícios que esse alimento irá proporcionar para a saúde. Algumas pesquisas indicam que se o chocolate com 70% a 90% de cacau ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Já que o chocolate com uma maior concentração de massa de cacau apresenta em sua composição uma menos quantidade de açúcar e gordura.

O recomendado para crianças entre 1 até 2 anos são de 15 a 20 gramas ao dia e para as crianças maiores são 30 gramas/dia, mesmo sendo chocolate meio amargo, é preciso ter controle na quantidade consumida, afinal tudo que é em excesso acaba fazendo mal para a saúde.

É muito importante desenvolver hábitos saudáveis desde muito cedo, então é preciso oferecer um chocolate com um teor mais alto de cacau, e para as crianças que já gostam do chocolate ao leite, é preciso ir aumentando a porcentagem aos poucos, assim a criança consegue se adaptar aos poucos a esse novo paladar. 
Para você que ainda tem dúvida sobre quais as características de cada chocolate, acompanhe abaixo:

Ao leite: É o tipo de chocolate mais consumido do Brasil. Possui entre 20% a 40% de cacau (incluindo a manteiga de cacau), rico em açúcar e gordura.

Amargo: É o que traz a maior concentração de cacau puro (70 a 90%). Como o próprio nome diz, é amargo ao paladar, pois possui reduzido teor de açúcar e gordura. Rico em antioxidantes que combatem os radicais livres prevenindo doenças do coração entre outras.

Meio amargo: Também é de cor bem escura. É feito com 50% de cacau. O sabor amargo é suavizado pela presença do açúcar. É uma boa saída para começar a se acostumar com o gosto mais amargo do chocolate.

Branco: Muita gente não o considera um chocolate, pois ele não possui massa de cacau na fórmula. É feito apenas com a manteiga do cacau, açúcar e leite. Por não conter a massa do cacau, não contém as substâncias benéficas do chocolate, além de ser o mais gorduroso.

Diet: Destinado aos diabéticos, não contém açúcar na sua composição porém contém grande quantidade gordura. A massa de cacau seria a mesma do chocolate ao leite.

Soja: Composta por proteína isolada de soja e devem ser utilizados apenas quando a criança apresenta alergia à proteína do leite de vaca e já faz uso de fórmulas a base de soja. Lembre-se que a maioria das crianças com alergia a proteína do leite também tem alergia a soja.

Alfarroba: Destinado para as crianças com alergia a proteína do leite de vaca e de soja. A alfarroba é um fruto originário da região mediterrânea, ela tem cara e gosto de chocolate, mas não é. Porém cuidado pode conter traços de leite em sua composição. Observe bem o rótulo ou pergunte para o fabricante do produto.

Procure controlar o consumo de chocolate, pois o exagero pode acabar trazendo alguns prejuízos para a saúde, por isso se atente na saúde do seu pequeno e aproveite da melhor forma essa época tão importante do ano. Para diversificar essa data faça máscara de coelhinhos com tinta ou conte histórias diferentes que vão deixar a criançada bem animada. Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia.

Share:

0 comentários