Conheça as diversas opções de telhas disponíveis no mercado

O mercado de materiais de construção oferece diversos tipos de materiais que possuem diversas qualidades diferentes. E com as telhas utilizadas no telhado não é diferente. As telhas vão variando desde a inclinação, desempenho térmico e acústico, além da leveza até a transparência e beleza. Sabendo que cada obra exige um tipo ideal de telhado, e isso sempre dependerá do custo/benefício, que deve sempre ser levado em consideração. E para você que deseja conhecer os diversos tipos de telhas do mercado, acompanhe a característica de cada uma.


Cerâmica

Para as casas que são pequenas e também para sobrados, esse tipo de telha é o ideal para ser instalado. É possível encontrar diversos modelos como a telha colonial, paulista, plan, francesa, romana, portuguesa e duplana, além de suas variações com relação a peso, dimensão e consumo por metro quadrado.

Por exemplo: Uma telha romana com 44,5 cm de comprimento por 25,2 cm de largura, tem cerca de 3,4 kg e consumo de 13,4 peças/m². Para evitar a formação de fungos e bactérias e aumentar sua durabilidade, alguns produtos são esmaltados ou banhados com resinas. 

Fibrocimento

Esse tipo de telha é muito versátil, podendo encontrar modelos para grandes e até mesmo pequenas construções. As onduladas são mais comuns, e seu peso pode variar entre 11,5 kg a 65 kg, isso depende muito de suas dimensões e espessuras. São consideradas versões atualizadas de telhas de amianto.

PVC

É possível encontrar no mercado, modelos ondulados e trapezoidais. Essas telhas são leves e possuem em torno de 2,30 m de comprimento e 0,88 m de largura, pesando cerca de 10 kg. Sendo fixadas, em estruturas metálicas ou de madeira, com parafusos. 

Madeira

As telhas com o material de madeira são ideais para quem está em busca de um ar mais rústico à construção. Com 40 cm de comprimento e 20 cm de largura, pesando apenas 0,5 kg. Semelhante ao consumo das peças de cerâmica e concreto, diferenciando-se na instalação, por ser mais complexa, pois todas as telhas são pregadas e necessitam de uma atenção diferente. 

Policarbonato

Essas são as famosas telhas transparentes, por isso são ideais para jardins de inverno e garagens pois proporcionam a passagem da luz. Essas também são muito resistente a impactos e à ação dos raios solares, e podem obter até 90% de transparência, o que acarreta também em uma grande economia de energia elétrica. 

Polipropileno

Essa telha também possui uma luminosidade natural, já que ela possui uma composição de resinas termoplásticas especiais, chegando até 70% de transparência. Além de tudo, os tamanhos podem variar de 1,1 m a 6 m de comprimento e 1 m a 1,2 m de largura. 

Concreto

Essa é uma das mais recentes no mercado, já que proporcionam conforto térmico e estão disponíveis em várias cores que combinam com diversas decorações. Diferentes das telhas cerâmicas, elas não absorvem a chuva, porém são mais pesadas que as cerâmicas. Tem um peso/m2 em torno de 48kg/m2 e consumo de 10 a 15 un/m2.


Metálicas

Essas são mais indicadas para plantas industriais, shoppings, supermercados e grandes coberturas em geral, para que o isolamento térmico seja mais eficaz ainda, é adicionado uma camada de isopor.

Vidro

Há diversos modelos no mercado. Sua transparência proporciona passagens da luz em coberturas. Também ajudam a evitar que animais de hábitos noturnos se instalem no forro. Esse tipo de telha é mais vulnerável, por isso é preciso aplica-la em um local que não tenha um índice de caídas de galhos de arvores para não ter prejuízos e acabar se machucando.

Fibras

São telhas ecológicas, feitas de camadas de fibras vegetais impermeabilizantes. Disponíveis nas cores: vermelha, verde, preta e marrom. Fáceis de instalar e leves, seu tamanho varia de 2 m x 1,05 m pensando em torno de 7kg.

Gostou de saber sobre cada tipo de telha que pode ser instalada na sua casa? Não deixe de apostar também em calhas e rufos que vão deixar o ambiente muito mais seguro e irá evitar preocupações com goteiras e infiltrações. Continue acompanhando nosso blog e acompanhe diversas dicas incríveis para sua reforma ou construção.

Share:

0 comentários