Misturando tintas com corante para deixar sua casa muito mais colorida

Todo mundo já deve ter passado pela situação de olhar para uma parede e sentir que falta uma cor a mais para que o ambiente fique simplesmente perfeito. Muitas vezes a falta de uma cor a mais realmente acaba deixando o ambiente sem graça, e com aquela necessidade de algo melhor e mais bonito que chame atenção.

Se você só tem tinta branca na sua casa e não quer comprar outra tinta colorida para inovar na sua casa não se preocupe, você mesmo pode fazer a sua tinta. É isso mesmo, ao usar corantes você consegue fazer uma cor linda e da sua preferência, assim você garante uma pintura exclusiva e que só na sua casa terá. Ficou curioso? Continue acompanhando esse post e acompanhe algumas dicas que vão fazer toda a diferença. Confira.


É um processo não muito complicado, basicamente você vai precisar misturar o corante com a tinta, porém, serão necessários alguns truques para fazer isso da maneira certa. Antes mesmo de jogar o corante direto na tinta latex, faça um teste em um pote pequeno de tinta a parte para garantir que ambos vão se misturar de maneira correta.

Se a sua opção for de corante liquido, só será necessário jogá-lo dentro do recipiente com tinta branca e misturar, porém, se o corante for em pó, não jogue direto na tinta, pois isso irá deixar muito mais difícil para tornar a mistura homogênea, o que irá fazer ela embolar, para evitar isso dilua previamente o pó, usando água. Em um recipiente a parte, adicione ao pó aos poucos até que fique líquido. Utilize um pincel para ajudar a dissolver e misturar, aí sim é possível jogar essa mistura, devagar, na tinta branca.

Evite de colocar uma grande quantidade de corante de uma vez só, vá colocando aos poucos e misturando até chegar em um tom um pouco mais claro do que você realmente queria, é preciso fazer isso pois depois de seca a tinta tende a escurecer. Faça testes, pinte um pequeno pedaço da superfície e espere o tempo de secagem ao toque para ver como a parede vai ficar. Leve também em consideração o local onde essa tinta vai ser aplicada, locais mais iluminados vão dar a impressão de uma cor mais claro e locais mais escuros vão dar a impressão de cores também mais escuras.

É muito mais econômico comprar uma tinta branca e usar o corante, garantindo uma tinta na cor desejada. Com uma lata de tinta acrílica é possível fazer diversas cores. Porém é importante temperar a quantidade exata que será usada, se tiver que refazer ou precisar de retoques futuros, provavelmente não irá conseguir o mesmo tom, por isso é preciso planejar esse momento de pintura corretamente
.

Share:

0 comentários