Conheça os alimentos mais consumidos na ceia de natal

O natal é uma data muito importante que para os religiosos remete a comemoração do nascimento de Jesus, que traz muitas ações positivas, confraternizações, presentes e muita comida, e inclusive para quem não acredita nisso, o natal serve para muitas comemorações e muita união.

Toda comemoração com a família e amigos precisa de muita bebida boa e uma comida boa que vai deixar a noite melhor ainda, e você já pensou em como irá fazer a sua ceia de natal? É uma decisão bem difícil, afinal existe uma variedade enorme de pratos que são muito tradicionais nessa época do ano. Hoje nesse post vamos falar sobre os quatro alimentos mais tradicionais para ter na mesa de natal, assim você vai ficar com mais inspirações para acertar nas suas escolhas.



O peru é uma das receitas mais tradicionais e que veio dos Estados Unidos, desde 1621, que até hoje é popularmente muito consumida em dias de ações de graças, essa ave simboliza a abundância a fartura na mesa, e no Brasil ela só é consumida nessa época de natal, além de ser considerada como uma ave nobre, pois é uma carne macia, magra e com uma grande fonte de proteínas.

O bacalhau é um dos ingredientes que são muito usados em épocas como o natal e pascoa também. O bacalhau fazia parte do consumo habitual de todas as pessoas, não importando sua classe social, porém, logo a pós a Segunda Guerra Mundial ocorreu uma escassez desse alimento na Europa, o que acabou elevando seu preço, e por isso ele é mais consumido nas épocas comemorativas citadas. Esse peixe é de águas frias, ele é de fácil digestão, rico em proteínas, vitaminas A, E e do complexo B, e também possui ômega 3 e sódio. No preparo, o remolho para dessalgue é muito importante, trocar a água a cada 3 horas e sempre dentro da geladeira.


As frutas secas e oleaginosas também são muito tradicionais, são alimentos que se popularizaram na Roma antiga, sendo que cada fruta tinha um significado diferente, as avelãs evitavam a fome, as nozes traziam prosperidade e abundância e as amêndoas protegia os homens contra o efeito das bebidas. Esses itens são muito consumidos na ceia de natal em preparações que vão desde a entrada até a sobremesa, partindo de uma salada com lascas de amêndoas, uva passa no arroz, sobremesa com nozes, damascos, entre outras receitas que é possível inovar.

O panetone é muito tradicional e não pode faltar nesse momento de comemoração, ele é até mesmo usado em receitas onde é feita a junção do panetone ou chocotone com chocolate e sorvete, uma delícia não é mesmo?


Gostou de conhecer os alimentos mais tradicionais e mais consumidos no natal? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas que vão te ajudar a ter mais facilidades para preparar sua ceia de natal. 

Até a próxima. 

Tags:

Share:

0 comentários