Evite o desperdício e aprenda a aproveitar todos os nutrientes de legumes e verduras

Muitas vezes quando vamos preparar alguns legumes ou verduras, por não ter muito conhecimento, acabamos jogando fora algumas partes desses alimentos que possuem diversos nutrientes que são muito importantes para a nossa saúde. Em muitos alimentos as partes que são descartadas são bem mais nutritivas do que as partes que é de costume consumir, mas infelizmente muitos desses benefícios que são tão bons vão direto para o lixo.

As folhas, talos e cascas podem ser consumidos com ajuda de uma boa criatividade para acrescenta-los em diversas receitas. Geralmente essas partes que ficam de lado sempre estão em uma quantidade pequena, e para não acontecer desperdício, escolha por congelar essas partes até ter uma quantidade suficiente para fazer uma torta ou um caldo de vegetais, use e abusa da criatividade.



Para quem quer ter uma alimentação com muitos benefícios, dê preferência aos alimentos orgânicos, pois eles são livres de agrotóxicos. E para melhorar mais ainda a alimentação, não deixe de consumir alguns alimentos com casca, e sendo assim os cuidados com a higienização precisam ser redobrados para assim evitar contaminações. Vamos conhecer um pouco mais sobre as partes de alimentos que não devem ser jogadas fora por conta de sua fonte de nutrientes? Confira.

Brócolis e couve-flor – Esses vegetais crucíferos estão entre os mais saudáveis na nossa alimentação, e justamente por conta de tantos benefícios que eles devem ser aproveitados ao máximo possível. Os talos e folhas desses alimentos são ricos em antioxidantes, que assim ajudam a combater os radicais livres, e em ácido fólico, que é essencial para a síntese das hemácias e para o desenvolvimento do feto. Uma dica para reaproveitar é saltear ou adicionar essas sobras em sopas, caldos, tortas salgadas e saladas.

Folhas de cenoura – É muito difícil de encontra-las, mas se você tiver essa sorte de encontrar as cenouras ainda com as folhas, não jogue essas folhas fora, pois elas possuem seis vezes mais vitamina A do que a própria raiz. Por tantos nutrientes não deixe de aproveitar tantos benefícios, experimente coloca-las no processador com um pouco de azeite de Olivia, queijo e nozes para fazer um molho pesto.

Melancia – Aquela parte branca da melancia pode ser aproveitada, geralmente ela vai direto para o lixo, mas é comestível e faz bem para à saúde. Essa parte da fruta é rica em citrulina, que atua na dilatação das artérias, melhorando assim a circulação sanguínea. Ajudando assim na redução de hipertensão e até mesmo na melhora do desempenho sexual dos homens, favorecendo assim na ereção. Para aproveita-la use em forma de suco, doce e até mesmo picles.

Pepino –
A casca do pepino é muito importante para a saúde, ela é rica em vitamina K, que participa na coagulação sanguínea e é muito importante para os ossos. É só lavar muito bem e consumir o pepino com casa, em saladas, smoothies ou sucos, só não deixe a casca de lado.

Laranja – A casa e fibras da laranja, que é a parte branca da fruta, possuem pectina, que ajuda prolongar mais ainda a sensação de saciedade. Essa parte branca exclusivamente contém um nutriente chamado hesperidina, que é um flavonoide que está associado à diminuição dos níveis de colesterol no sangue, à redução da pressão arterial e ao combate de inflamações. Escolha por usar a casca ralada como condimento de bolos, tortas e molhos.

Cebola – As folhas externas da cebola parecem inúteis, mas na verdade as folhas da camada mais externa da cebola são ricas em um antioxidante que se chama quercetina, nutriente esse que ajuda a reduzir a pressão arterial. Para utilizar você pode congelar algumas folhas até ter uma quantidade boa para fazer um caldo de vegetais, ou para usar em sopas para ter um sabor a mais.

Viu só quantos nutrientes você estava jogando no lixo? Na hora de cozinha pense muito bem no desperdício que pode estar evitando. E se você anda sem tempo para ter uma alimentação boa e equilibrada, não se preocupe, é só procurar um hortifrúti online que atende a sua região, assim você recebe os melhores alimentos no conforto da sua casa.

Share:

0 comentários