Aprenda a harmonizar o vinho e o queijo

O queijo é um aperitivo que tem um sabor inconfundível, ele não pode faltar na nossa mesa, tanto pelo seu bom sabor também pelos seus nutrientes que são bons para a saúde. O queijo e o vinho possuem histórias antigas e parecidas, são produtos fermentados, essa é uma técnica que foi desenvolvida há milhares de anos para justamente preservar alimentos frescos para fias frios de inverno.

Hoje o mercado disponibiliza diversos tipos de vinhos e diversos tipos de queijos, são vários sabores e texturas. E por essa variedade tão grande é muito difícil achar o queijo certo que combine com determinado vinho, o que torna isso uma tarefa bem complicada.



O vinho e o queijo faz uma combinação muito boa independente do vinho, mas ainda existem alguns vinhos que ajudam ainda mais a realçar o sabor do queijo enquanto que alguns queijos fazem o sabor e aroma do vinho sumir, por isso é importante encontrar o vinho certo.

Os queijos têm três características principais que influenciam a nossa percepção de sabor:
Textura: se o queijo é cremoso ou firme e seco.

Intensidade: queijos frescos tendem a ser menos saborosos; os envelhecidos ganham mais sabores com o tempo.

Acidez: queijos frescos possuem acidez baixa, enquanto que nos queijos mais secos, como parmesão, a acidez é mais alta.

A regra principal é simples: procure harmonizar queijos e vinhos de acordo com a intensidade de sabor e envelhecimento.

Sugestões:
O queijo Brie e camembert possuem um sabor suave e bem marcante, que muitas pessoas dizem que esse sabor remete ao de nozes. A característica desse queijo se encaixa com vinhos brancos ou um vinho tinto porém mais leve.

O queijo parmesão é conhecido por seu sabor marcante, ele é um queijo seco, envelhecido, com massa dura e bastante gorduroso. O vinho ideal para acompanhar esse queijo de sabor intenso é um vinho com bastante tanino e com aromas e sabores que se aproximem do queijo, vinhos com sabores típicos de groselhas são uma ótima combinação para o queijo parmesão e também para queijos com sabor muito intenso.

Os queijos azuis, como o Gorgonzola e o Roquefort, são salgados, com sabor picante de fungo no meio da massa. Os vinhos tintos com mais corpo e intensidade não seriam a melhor opção para degustar o queijo. A melhor opção é um vinho com sabor adocicado para que assim o sabor do queijo se ressalte mais ainda.

Com o vinho certo você consegue ter uma sensação maravilhosa do gosto do queijo que irá se harmonizar ou ressaltar dependendo do vinho. E para te ajudar com mais uma dica, corre lá no site do supermercado Mambo, lá você encontra diversos queijos e o melhor de tudo é que eles entregam tudo na sua casa. 

Share:

0 comentários