Entenda as razões para a realização da medição da oxímetria
Entenda como o oxímetro de pulso funciona.
Ele usa a característica de absorção de luz da hemoglobina e a natureza pulsante do fluxo sanguíneo nas artérias para medir os níveis de oxigênio do corpo.
- Um dispositivo chamado sonda tem uma fonte de luz, um detector de luz e um microprocessador que compara e calcula as diferenças entre a hemoglobina rica e pobre em oxigênio.
- Um lado da sonda contém uma fonte com dois tipos diferentes de luz: vermelha e infravermelha. Essas duas luzes são transmitidas pelos tecidos do corpo até o detector de luz do outro lado da sonda. A hemoglobina mais saturada com oxigênio absorve mais luz infravermelha; já a hemoglobina sem oxigênio absorve mais da luz vermelha.
- O microprocessador da sonda calcula as diferenças e converte a informação em valores digitais. Esse valor é avaliado para identificar a quantidade de oxigênio contida no sangue.
- As medidas da absorção de luz relativa são feitas várias vezes por segundo. Elas são processadas pelo dispositivo para fazer uma nova leitura a cada 0,5 a 1 segundo. Por fim, é feita a média da leitura dos últimos três segundos.
- Você pode comprá-los em lojas de equipamentos médicos, supermercados, farmácias ou na internet.
- A maioria dos oxímetros de pulso possui um clipe como o de um prendedor de roupas. Existem também algumas sondas adesivas que podem ser colocados no dedo ou na testa.
- Deve-se usar sondas de tamanhos apropriados para crianças e bebês.
Escolha um oxímetro de pulso que atenda suas necessidades. Existem diferentes modelos disponíveis. Os mais populares são os modelos portáteis que se colocam na ponta do dedo.
O uso dos oxímetros, apesar de não parecer, é muito importante para emergências e médicos pulmonologistas. Além disso, claro, os oxímetros são usados na oxigenoterapia, tratamento que necessita que o paciente use oxigênio complementar, adquirido através de cilindros de oxigênio.
0 comentários