Piso vinílico e sua praticidade

Para quem precisa trocar o piso mas não quer aquela bagunça e desconforto da reforma, o piso vinílico é a melhor opção para quem busca praticidade, pois ele pode ser instalado sobre o revestimento antigo.

Ele é feito com PVC, ele também pode ser do tipo em manta, placa e régua. Para casas e apartamentos, os mais utilizados são as placas ou réguas, e o piso vinílico em manta é muito utilizado em espaços maiores. A instalação é muito fácil, rápida e limpa, ela exige umas base de contrapiso sem nenhuma imperfeição.

Geralmente a aplicação é realizada com cola, porém já estão disponíveis alguns pisos que dispensam o uso de adesivo específico e são instalados por meio de um click (macho/fêmea) através de régua vinílicas de encaixe. Também tem a opção de pisos autoadesivos.


- Instalação

O piso vinílico é mais indicado para ambientes internos e secos, como salas de estar e jantar, quartos e corredores. Se esse piso for instalado em uma área externa, quando exposto ao sol pode acabar desbotando o revestimento, por esse motivo não é o mais recomendado.

As áreas molhadas como cozinha e banheiro não são recomendados para terem piso vinílico por ser um ambiente que esta sempre molhando, se por acaso você insistir em usar, você vai precisar fazer uma manutenção muito cuidadosa e frequente.

- Aplicação


Esse tipo de revestimento pode ser instalado sobre a cerâmica, porcelanato e cimento desempenado ou laje de concreto, porém é preciso verificar se existe imperfeições no piso que pode vir a comprometer o revestimento que será colocado.

Se o contrapiso estiver com depressões, irregularidades ou imperfeições, é necessário aplicar uma camada de massa de regularização, assim será eliminada as possíveis imperfeições e o piso será nivelado. Se por acaso o contrapiso for de madeira, não tem o que ser feito a não ser retirar tudo e colocar outro revestimento.

Vale ressaltar que não é possível garantir que o piso antigo vai ficar intacto se um dia você optar por remover o piso vinílico, a cola desse piso provavelmente ira danificar o piso que estava por baixo. Se a ideia é de colocar o piso vinílico por um tempo, escolha por réguas de encaixe, que não necessitam de cola durante a instalação.


- Limpeza

O piso vinílico pode ser molhado, ele só não pode ser submerso na água. Para fazer a limpeza é necessário utilizar um pano úmido e sabão neutro, mas se o fabricante especificar algumas maneiras de como manter a conservação e manutenção do piso, siga a risca as instruções. 

Esse é o modelo ideal para quem quer evitar muita bagunça e deseja mais praticidade com um tempo menor de execução, o piso vinílico é uma ótima vale a pena investir para deixar seu ambiente mais bonito, aconchegante e com a sua cara e com um tempo bem menor.

Share:

0 comentários