Estrutura do estetoscópio



A estrutura do estetoscópio é formada por cinco elementos. As olivas são peças. As olivas são peças de silicone adaptáveis aos ouvidos para que o metal não tenha contato direto com os ouvidos.

O tubo de condução é confeccionado de borracha para uma melhor flexibilidade no momento do exame que faz a ligação entre a haste de metal e a campânula. O diafragma fica suportado sobre a campânula pelo seu formato cilíndrico e oco. O diafragma é uma peça de plastico que tem contato direto com o paciente. Alguns estetoscópio tem o diafragma feito de um material anti-frio para se tornar mais confortável para o paciente.

Manutenção e limpeza


Como o estetoscópio se trata de um aparelho médico é de extrema importância que seja realizada uma higienização completa de todos os itens do instrumento para que a utilização do aparelho ocorra de forma adequada.  
A higienização do estetoscópio pode ser realizada com uma detergente neutro e uma esponja de plástico. É muito importante que ocorra a assepsia no instrumento para evitar fatores contaminantes no contato com os pacientes. Evite usar esponjas abrasivas, pois pode desgastar as peças prematuramente.

Uma limpeza bem realizada garante agente infecciosos prejudiciais ao paciente e ao examinador.

Armazenagem

Para conservar seu aparelho e mante-lo em bom estado por mais tempo evite movimentos bruscos, batidas no aparelho e depois do uso sempre armazene em locais apropriados. Caso seu estetoscópio necessite de conserto procure sempre uma assistência técnica autorizada, evite permitir que pessoas ou locais não autorizados conserte seu aparelho, pois pode prejudicar o funcionamento do mesmo.  
É recomendado que o aparelho seja guardados em local seco, fresco em embalagem que acondiciona o instrumento

Gostou das nossas dicas sobre o estetoscópio? Confira outros modelos de estetoscópio e aparelhos médicos e não deixe faltar nada para seu consultório.  

Share:

0 comentários