Esfigmomanômetro e aparelho digital: as melhores opções para quem sofre de hipertensão

Um esfigmomanômetro é um dos dispositivos que pode ser usado para medir a pressão arterial. Se você não reconhece o nome, é aquele tipo aparelho de pressão usado na região do braço quando vamos à consultas medicas e/ou prontos-socorros, por exemplo. 


No caso do esfigmomanômetro, ele funciona inflando um manguito e fazendo a constrição do fluxo de sangue. Conforme o manguito é solto, um estetoscópio é usado para determinar quando o batimento é ouvido em primeiro lugar e quando deixa de ser audível.  

Realizando a medição 

1. O paciente deve estar sentado ou deitado, e seu braço sem nenhum tipo de roupa restritiva;
2. Antes de envolver o manguito, é indispensável que a palma da mão do paciente esteja para cima;
3. Envolva o manguito no braço do paciente, de preferência com, aproximadamente, 1 centímetro de distância da curva interna do cotovelo;
4. Coloque o estetoscópio na parte interior da parte do braço do paciente, perto do cotovelo;
5. Aperte a válvula e infle o bulbo rapidamente até que o medidor chegue a 200mm;
6. Lentamente solte a válvula para que o manguito se esvazie de forma gradual. Enquanto assiste a queda no medidor, fique atento ao primeiro som audível de um batimento cardíaco através do estetoscópio; essa será a pressão arterial sistólica. 
7. Continue ouvindo atentamente enquanto a braçadeira desinfla, quando os batimentos não forem mais audíveis, é o valor da pressão diastólica. Com as duas pressões, já é possível saber a pressão arterial. 



Apesar de serem indispensáveis para os médicos, os aparelhos de pressão também são bastante necessário aos que sofrem de hipertensão, então, possuir aparelhos que possibilitam a medição, é uma boa ideia. 

Share:

0 comentários